Dança das cadeiras no Rio: Castro troca secretários da Saúde e Fazenda

Alexandre Chieppe foi nomeado para a SES, no lugar de Carlos Alberto Chaves, e Nelson Rocha para a Sefaz, no posto de Guilherme Mercês

atualizado 04/05/2021 18:58

Governador do Rio em exercício, Claudio Castro, após coletiva de imprensaAline Massuca/Metrópoles

O governador do Rio, Cláudio Castro (PSC), escolheu nesta terça-feira (4/5) o médico e major do Corpo de Bombeiros Alexandre Chieppe para a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o contador e professor universitário Nelson Rocha para a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Eles entram nos lugares de Carlos Alberto Chaves e Guilherme Mercês, respectivamente.

Com os nomes publicados na edição desta quarta-feira (5/5) do Diário Oficial, os dois são os primeiros confirmados na reforma de secretariado promovida pelo governo estadual após os oito meses em que Castro esteve como interino, no lugar de Wilson Witzel (PSC), até ser empossado em definitivo no último sábado.

“Este é um momento crucial para o estado do Rio. Temos diversos desafios, entre eles a pandemia e a situação econômica do Rio, agravada pela Covid-19. Confio no trabalho de ambos e desejo sorte. Agradeço a dedicação e atuação do secretário Mercês, que teve importância fundamental no processo de recuperação fiscal do estado. Quero deixar meu agradecimento também ao Chaves pelo resultado até aqui”, disse Castro.

Saúde

Ex-subsecretário de Vigilância em Saúde na SES, Chieppe está há 21 anos na pasta e vinha sendo cotado nos últimos dias para comandá-la. Ele é o quinto a assumir o comando da área durante a pandemia de Covid-19, que já deixou 45 mil mortos em território fluminense.

O antecessor, Carlos Alberto Chaves, único nomeado durante a interinidade de Castro, passou por desgastes na relação com o o governador e chegou a ser desmentido por ele depois de afirmar à imprensa que desconhecia a criação de um comitê científico para tratar da doença, no mês passado.

Apesar da rusga, já superada, Chaves continuará no governo como coordenador logístico da entrega de vacinas contra a Covid.

Novo secretário da Saúde no Rio, Alexandre Chieppe
Fazenda

Pós-graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas, Nelson Rocha começou sua carreira na iniciativa privada e atuou em empresas como Ampla e Light.

Na área pública, foi assessor Chefe do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e secretário de Fazenda em 1995.

Novo secretário da Fazenda no Rio, Nelson Rocha

Últimas notícias