metropoles.com

Coronavírus: Congresso veta viagens ao exterior e visitas guiadas

Outras medidas de combate ao COVID-19 proíbem o acesso às Casas, a realização de eventos e a inclusão de mais locais com álcool em gel

atualizado

Compartilhar notícia

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Maia e Alcolumbre
1 de 1 Maia e Alcolumbre - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), protocolaram nesta quarta-feira (11/03) medidas para conter a disseminação do coronavírus no Congresso Nacional. Entre as novas regras, estão a restrição de acesso e visitas guiadas às Casas e a suspensão de viagens oficiais de servidores e parlamentares ao exterior.

Ambos os presidentes assinaram os atos após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia do novo vírus. Os documentos não têm o mesmo teor, mas há muitas regras em comum. Os dois começam a valer a partir da data de publicação. A Secretaria Geral da Mesa da Câmara confirmou o recebimento do texto na noite desta quarta.

A assessoria de imprensa do Senado confirmou ao Metrópoles, por meio de nota, a publicação do ato também nesta quarta. “O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), publicou, nesta quarta-feira (11), ato 2/2020 que estabelece os procedimentos de prevenção à infecção e à propagação do novo coronavírus (Covid-19) nas dependências da Casa”, diz, em nota.

Só terão acesso ao Parlamento congressistas, servidores, terceirizados, profissionais de veículos de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos, representantes de instituições de âmbito nacional, estagiários, menores aprendizes e empregados que prestam serviços no Congresso.

Ficam suspensas, também nas duas Casas, a realização de eventos coletivos não diretamente relacionados às atividades legislativas dos plenários e das comissões. A suspensão vale, por exemplo, para sessões solenes e especiais, eventos de lideranças partidárias e de frentes parlamentares, visitação institucional e outros programas patrocinados pela Câmara e pelo Senado.

Lista do MS

Maia, por sua vez, proibiu a autorização de afastamento em missão oficial de servidores e parlamentares ao exterior para locais onde há infecção por Covid-19 constantes da lista do Ministério da Saúde (MS). Alcolumbre, contudo, foi mais radical e vetou o deslocamento para qualquer destino estrangeiro.

No Senado, também serão adotas medidas “imediatas para aumentar os locais e quantidades para disponibilização de álcool gel e intensificar a limpeza de superfícies nas dependências da Casa”.

As informações referentes aos processos de prevenção e contenção serão divulgadas com prioridade pelos meios de comunicação da Casa, além da criação de um comitê de acompanhamento e controle do vírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?