metropoles.com

Comissão aprova fim do horário de verão, mas isso está longe de vingar

Além da matéria apenas engatinhar no Congresso Nacional, decreto legislativo não teria força para derrubar decisão presidencial

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Horário de verão
1 de 1 Horário de verão - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (31/10), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) de Waldir Soares (PR-GO) que prevê o fim do horário de verão em Goiás. As mudanças chegariam ainda às cidades do entorno do Distrito Federal e a Brasília, após emenda do relator Carlos Andrade (PHS/RR) incluir a capital do país. No entanto, a aprovação na CME é apenas o primeiro passo para que o PDL vire realidade.

Há um grande caminho pela frente até que Goiás e DF deixem de fazer parte do horário de verão. Agora o PDL irá à Comissão de Constituição e Justiça e, se aprovado na CCJ, o texto precisará ainda passar por votação no plenário da Casa. Depois, percorreria a mesma tramitação no Senado até ser promulgado pelo presidente do Congresso Nacional. Não há, portanto, possibilidade de veto pela Presidência da República.

No entanto, todo esse caminho pode ser em vão. Isso porque a determinação do horário de verão é do Governo Federal, por meio de um decreto presidencial. Assim, um PDL não teria força para suspender uma decisão da presidência.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?