Com Bolsonaro, já são 5 os chefes de estados que contraíram Covid-19

Primeiros-ministros, presidentes e membros da família real do Reino Unido, Honduras e Mônaco também foram infectados pelo novo coronavírus

Com a confirmação, nesta terça-feira (7/7), de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) testou positivo para a Covid-19, ele se tornou o quinto chefe de estado ou de governo no mundo a desenvolver a doença causada pelo novo coronavírus.

A lista conta ainda com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, com o presidente de Honduras, Juan Hernández, e com o príncipe e o premiê de Mônaco, Alberto II e Serge Telle.

Johnson e Bolsonaro, alinhados ideologicamente à direita, também convergiram na reação à doença: inicialmente, ambos minimizaram o impacto da Covid-19.

Johnson, contudo, chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo diagnóstico, confirmado ao final de março, e deixou o hospital endurecendo as medidas de restrição de circulação no Reino Unido, ao contrário do presidente brasileiro, que minimizou os impactos ao anunciar ter contraído a doença.

Hernández, por sua vez, recebeu a confirmação em junho e ficou internado por 15 dias para tratar os efeitos de problemas respiratórios, incluindo uma pneumonia, decorrentes da doença. A esposa dele, Ana García, também foi infectada. Ao deixar o hospital, ele alertou para a gravidade da doença e pediu que as pessoas tivessem noção da dimensão do problema.

Em Mônaco, o príncipe e o premiê testaram positivo — como ma Inglaterra, o sistema de governo no país é uma monarquia constitucional, com a família real chefiando o estado e um primeiro-ministro chefiando o governo.

Além dos chefes de países, figuras ligadas a eles, como o príncipe Charles, filho da rainha Elizabeth, da Inglaterra, também foram contaminados. A mulher do primeiro-ministro britânico, Justin Trudeau, Sophie, foi outra a receber diagnóstico positivo.

1/16
O presidente Jair Bolsonaro
Bolsonaro quando sofreu atentado, em 2018
Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse
Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse
Presidente falará sobre biodiversidade
Presidente voltou a criticar governadores pelo fechamentto
É esperado que ele fale sobre a preservação da Amazônia
Segundo Bolsonaro, os benefícios não podem existir para sempre
O Brasil tem sido alvo de críticas por causa da preservação do meio ambiente
O chefe do Executivo apontou que a ajuda emergencial pesa muito nas contas da União
Reprodução/Redes sociais
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
O presidente Jair Bolsonaro dá entrevista
Bolsonaro criou coordenação para pets