metropoles.com

Com Bolsonaro, governo federal revogou 5 decretos por dia em 2019

Balanço da Secretaria-Geral da Presidência da República mostra que mais de 2 mil atos foram cancelados. Equipe fez quatro “revogaços”

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro na portaria do palacio do Alvorada
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro na portaria do palacio do Alvorada - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Um balanço da Secretaria-Geral da Presidência da República mostra que a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revogou por dia uma média de cinco decretos. Ao todo, o governo estima que encerrará o ano com mais de dois mil atos extintos.

A tendência continuará no próximo ano. O governo prevê que, já no início de 2020, haverá a revogação de 300 decretos. Neste ano, a equipe de Bolsonaro realizou quatro “revogaços”, espécie de cancelamento em massa de regras. Uma boa parte deles era de decretos que já não tinham relevância para o atual contexto, como regras para a época da Primeira Grande Guerra.

A revogação, total ou parcial, dos textos normativos e a busca pela consolidação de atos esparsos em um único documento legal vêm sendo realizada pela Subchefia para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Contudo, essa é uma orientação para todo o governo federal. O Ministério da Economia, por exemplo, iniciou em abril a revisão de nove mil atos normativos de servidores que envolvem regras sobre férias, abonos, concessões e salários. A intenção é enxugar em até 90% o volume de diretrizes.

A Secretaria-Geral da Presidência da República analisou mais de sete mil decretos este ano. Desse total, 1.045 atos foram revogados nas quatro etapas dos revogaços.

Além disso, o Decreto nº 9.759 extinguiu mais de 500 normas que dispunham sobre diretrizes, regras e limitações para colegiados da administração pública federal. Alguns dos órgãos estavam extintos ou inoperantes.

Apesar de não apresentar um comparativo, a Secretaria-Geral da Presidência da República diz que o índice deste ano representa um “salto inédito” para a consolidação normativa e a simplificação da legislação.

Em 2020, o governo federal pretende retirar 583 leis e decretos-leis do ordenamento jurídico, por meio do Projeto de Lei nº 4.158/2019, já encaminhado para votação no Congresso Nacional.

Para se ter dimensão da abrangência dos revogaços, um dos decretos anulados, por exemplo, tinha mais de 100 anos e previa aumento de 25% no pagamento de diplomatas que atuassem em países atingidos pela Primeira Guerra Mundial.

No caso do trabalho realizado pelo Ministério da Economia, o foco foi atualizar normas que estão em vigor desde as décadas de 1980 e 1990, mas já não correspondem ao cotidiano dos servidores. A pasta lançou uma plataforma que disponibiliza os normativos atualizados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?