metropoles.com

Bolsonaro sanciona lei que permite retorno de sorteios pela TV

Presidente já havia editado uma medida provisória sobre o assunto, que foi convertida em lei

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/SBT
Bolsonaro-silvio-santos1
1 de 1 Bolsonaro-silvio-santos1 - Foto: Reprodução/SBT

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou o projeto de lei que regulamenta a distribuição de prêmios em canais de televisão. A sanção do texto foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21/7), com alguns vetos.

O dispositivo que ampliava a participação do interessado por telefone caiu. Como justificativa, o Executivo argumentou que o participante, muitas vezes, seria cobrado sem ao menos saber.

O governo também vetou a distribuição de prêmios sem prévia autorização do poder público. “Sem autorização, não é possível a adoção de práticas de proteção nem de mecanismos de controle de Estado que fiscalizem crimes como lavagem de dinheiro e sonegação fiscal”, consta no motivo do veto.

0

Bolsonaro recriou os sorteios na TV a partir da edição da Medida Provisória Nº 923/2020, publicada no DOU em 3 de março.

Famosos nos anos 1990, os sorteios pelo número 0900 foram proibidos por decisão judicial em 1998 e estavam suspensos há 10 anos. A partir, de agora, a distribuição de prêmios poderá ocorrer não só via telefone, mas por outros meios eletrônicos, como sites e aplicativos.

O retorno dessa modalidade era uma demanda dos grandes canais de TV Aberta. O presidente chegou a se encontrar com as diretorias do SBT — incluindo o próprio Silvio Santos —, da Rede TV, Rede Record e TV Band para tratar do assunto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?