Bolsonaro indica novo chefe de Estado-Maior da Força Aérea

Nome de Marcelo Kanitz Damasceno foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira

atualizado 14/10/2020 8:41

Alesp/Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno para a chefia do Estado-Maior da Aeronáutica. O antecessor, Carlos Augusto Amaral Oliveira, teve o nome aprovado para o Superior Tribunal Militar (STM). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (14/10).

Kanitz até então era secretário de economia, finanças e administração da Aeronáutica. Ele é formado em administração de empresas e tem cursos de política e estratégia espacial, curso superior de comando e Estado-Maior, aperfeiçoamento de oficiais e formação de aviadores.

Novo juiz da instância máxima militar, Oliveira é influente no meio. Ele ocupou a função de secretário-geral do Ministério da Defesa, segundo cargo mais importante da pasta, atrás apenas do ministro, Fernando Azevedo e Silva.

O Superior Tribunal Militar é composto por quinze ministros indicados pelo presidente da República. Destes, cinco são civis: um oriundo do Ministério Público Militar, um da carreira de juiz-auditor e três são advogados.

Das vagas de militares, quatro são destinadas a generais do Exército, três aos da Aeronáutica e três da Marinha.

Últimas notícias