Bolsonaro cita candidato a senador por SC após desistência de Hang

Empresário bolsonarista anunciou nesta semana que não vai concorrer a senador pelo estado. Bolsonaro apoia nome de ex-secretário da Pesca

Após o empresário Luciano Hang anunciar que não vai concorrer nas eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) citou o nome de Jorge Seif, ex-secretário da Aquicultura e Pesca, como candidato ao Senado por Santa Catarina. O empresário bolsonarista anunciou na última quarta-feira (30/3) que desistiu de disputar um cargo político em outubro, citando razões familiares.

O dono da rede de lojas Havan disse que foi procurado por diversos partidos e figuras políticas e usou a experiência para “aglutinar conhecimento político”.

“O Luciano Hang desistiu, né? Nós vamos ter um candidato lá. Conhece o Jorge Seif?”, perguntou Bolsonaro no “cercadinho” do Palácio da Alvorada na manhã desta sexta-feira (1º/4). Ao ouvir sinais afirmativos de volta por seus apoiadores, ele comentou que o chama de “tilápia”. A conversa foi registrada por um canal no YouTube simpático ao presidente.

Ao anunciar sua decisão, o empresário Luciano Hang revelou que, em uma conversa com Bolsonaro, o mandatário pediu que ele pensasse em concorrer ao cargo. “Não existe um salvador da pátria. […] Não consigo fazer nada sem um Congresso. Você me ajudaria muito se disputasse uma vaga ao Senado”, teria dito Bolsonaro, segundo Hang.

1/5
Jorge Seif e Jair Bolsonaro em transmissão ao vivo na quinta-feira (31/3)
Bolsonaro e o ex-secretário de Pesca, Jorge Seif Júnior, pré-candidato ao Senado por Santa Catarina
Jorge Seif, Secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Empresário Luciano Hang concede entrevista antes da CPI da Covid
Luciano Hang e Jair Bolsonaro

Jorge Seif era secretário no Ministério da Agricultura e, na leva de exonerações de ministros e outras autoridades que pretendem se candidatar, ele deixou seu cargo na quinta-feira (31/3). Filiado ao PL, Seif estuda concorrer a deputado federal ou senador por Santa Catarina.

Raimundo Colombo (PSD), João Rodrigues (PSD) e Dário Berger (MDB) também disputam a única vaga ao Senado em disputa este ano.

O ex-secretário já recebeu elogios públicos do mandatário em uma série de ocasiões. Bolsonaro, inclusive, chegou a dizer que se soubesse da experiência dele, não teria transformado o Ministério da Pesca em uma secretaria. Seif esteve na transmissão ao vivo semanal realizada pelas redes sociais de Bolsonaro na última quinta.