metropoles.com

Bolsonaro apresenta ao Congresso pacote econômico de reformas

Presidente foi ao parlamento acompanhado do ministro Paulo Guedes para apresentar medidas como pacto federativo e reforma administrativa

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro-e-Alcolumbre
1 de 1 Bolsonaro-e-Alcolumbre - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo federal entregou na manhã desta desta terça-feira (05/11/2019) o pacote de medidas econômicas ao Congresso Nacional. A intenção da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, é dar musculatura fiscal para União, estados e municípios.

Entre as propostas, está o enxugamento de despesas na máquina pública, as ações para a geração de empregos, a reforma do funcionalismo público, o pacto federativo, as privatizações, entre outras.

Bolsonaro chegou por volta das 11h desta terça-feira no Congresso. O chefe do Palácio do Planalto entrou pela chapelaria da Câmara (entrada principal), acompanhado de Guedes.

As três medidas são a “PEC emergencial”, que pretende reduzir gastos obrigatórios, o Pacto Federativo, para alterar a divisão dos royalties do petróleo, e a desvinculação de recursos de fundos especiais com o objetivo de abater a dívida pública.

Essas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) tramitarão no Senado. Outras três seguirão na Câmara. São elas: a reforma administrativa, a criação da Carteira Verde e Amarela e o conjunto de privatizações.

Nos bastidores, o governo tenta construir unidade entre o parlamento para aprovar sobretudo o Pacto Federativo (divisão dos royalties do petróleo). Outro ponto é a desvinculação de recursos de fundos especiais para abater a dívida pública.

Também em pauta, a PEC Emergencial sugere a regulamentação de gatilhos para o corte de despesas, a fim de evitar que a União descumpra a regra de ouro.

No caso da reforma administrativa, a matéria vai propor o fim da estabilidade para novos servidores, novas regras para contratação, promoção e pagamento de salários do funcionalismo.

Outra matéria a ser apresentada é o projeto da Carteira de Trabalho Verde e Amarela, que propõe a desoneração da folha de pagamento para empregadores que contratarem pessoas entre 18 e 29 anos e acima de 55 anos.

Movimentação no Congresso
Bolsonaro e Guedes entregam o pacote de reformas ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Além de Guedes, Bolsonaro estava acompanhado do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e do titular das Relações Exteriores, chanceler Ernesto Araújo.

A equipe saiu caminhando do Palácio do Planalto em direção ao Senado. Logo após chegar no gabinete da Presidência do Senado, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), deixou o local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?