metropoles.com

Bolsonaro afirma que decidiu desmobilizar invasão na embaixada

Grupo de apoiadores do autoproclamado presidente venezuelano Juan Guaió forçou a entrada na missão diplomática nessa quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Screenshot_15431
1 de 1 Screenshot_15431 - Foto: null

Em transmissão ao vivo pela rede social, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse, na noite desta quinta-feira (14/11/2019), que o governo decidiu retirar apoiadores de Juan Guaidó que invadiram a Embaixada da Venezuela no Brasil nessa quarta-feira (13/11/2019).

Apesar de o governo brasileiro reconhecer o autoproclamado presidente da Venezuela, Guaidó, em detrimento do regime de Nicolás Maduro, a embaixadora indicada pelo interino, Maria Teresa Belandria, não atua na embaixada sediada em Brasília. Depois da confusão, pelo menos três pessoas foram detidas.

“Esse grupo aí adentrou a Embaixada da Venezuela e nós tomamos a decisão de fazer com que esse grupo se retirasse de lá. Tomamos a decisão. Houve confusão no início. Deputados do PSol e do PT foram lá tumultuar o clima. Mas conseguimos, à tarde, fazer esse pessoal sair e foi tudo resolvido”, afirmou Bolsonaro.

Nota do GSI
No início dessa quarta, depois que a embaixadora Maria Teresa Belandria disse que os funcionários abriram as portas da embaixada voluntariamente, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República divulgou uma nota tratando o episódio como invasão.

O desconforto diplomático foi pior porque a invasão ocorreu no primeiro dia da 11ª cúpula do Brics, da qual participaram os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jianping. Ambos apoiam o governo de Nicolás Maduro.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?