metropoles.com

Avião da FAB com ajuda humanitária decola nesta quinta para o Chile

Atualmente, no Chile, há mais de 300 focos de incêndio, com mais de 40 mil hectares queimados e registro de 26 mortes

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Bandeira do Chile pendurada em mastro- Metrópoles
1 de 1 Bandeira do Chile pendurada em mastro- Metrópoles - Foto: Getty Images

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que levará ajuda humanitária para o Chile decolará na tarde desta quinta-feira (9/2). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou, nessa quarta-feira (8/2), que o Brasil envie ajuda para os governos do Chile e da Turquia, que têm sofrido com desastres naturais, como incêndios florestais e terremotos, respectivamente.

Atualmente, no Chile, há mais de 300 focos de incêndios, com mais de 40 mil hectares queimados, e registro de 26 mortes, 3 mil desabrigados e mais de 1.100 residências destruídas.

0

“O primeiro componente da missão, constituído pela aeronave C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) adaptada para a luta contra incêndios florestais, tem partida para o Chile prevista para a tarde de hoje”, diz comunicado do Ministério das Relações Exteriores. Nos próximos dias, outras aeronaves serão enviadas com mais ajuda.

Segundo comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, a ajuda humanitária totalizará R$ 13,5 milhões em recursos. O apoio aos dois países deve se estender por duas semanas.

Situação do Chile

O Chile tem registrado nas últimas semanas uma onda de incêndios descontrolados e provocou a morte de ao menos 26 pessoas. Na semana passada, o presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou estado de emergência.

Para o Chile, o governo brasileiro autorizou o envio de uma aeronave da FAB equipada para o combate aos incêndios, com tripulação e equipes de campo, além de aeronaves-cisternas, veículos, equipamentos e materiais que vão auxiliar na região.

De acordo com o Planalto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério do Meio ambiente vão disponibilizar 60 brigadistas para auxiliar no combate aos incêndios. Além disso, outros seis especialistas em comportamento do fogo devem reforçar a equipe.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?