metropoles.com

Em convenção, Alckmin é eleito presidente do PSDB

Governador de São Paulo dirige o partido tucano pelos próximos dois anos

atualizado

Compartilhar notícia

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Comissão especial sobre o pacto federativo ouve governadores
1 de 1 Comissão especial sobre o pacto federativo ouve governadores - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi eleito presidente do PSDB neste sábado (9/12), em votação realizada na convenção nacional da sigla, em Brasília. Candidato único, o político paulista estará no comando do partido pelos próximos dois anos.

Realizada nesta manhã, no Brasil 21, e encerrada por volta das 13h, a eleição terminou com 470 votos “sim”, três “não” e uma abstenção. A nova composição da legenda tem o governador de Goiás, Marconi Perillo, como vice-presidente e Ricardo Tripoli na função de segundo vice. Completam a liderança do diretório nacional, os vices Paulo Bauer, Flexa Ribeiro, Beto Richa, Shéridan Oliveira e Aloysio Nunes.

Alckmin pede reformas
Em seu primeiro discurso como presidente do partido, Alckmin usou o tradicional “companheiros e companheiras” de Lula para se dirigir aos colegas tucanos. “Temos compromisso com as reformas e os princípios que farão o Brasil crescer. O PSDB é o instrumento da modernização que nós queremos. Vamos perseguir a inovação, criando o futuro a passos largos”, declarou.

O governador de São Paulo deu ênfase à necessidade de reformas em diferentes setores da sociedade. “A reforma da Previdência é necessária. O Brasil é um país injusto e também precisamos de uma reforma da Justiça”, refletiu.

Alckmin também aproveitou o momento para alfinetar o ex-presidente Lula. “As urnas o condenarão pela pior recessão da história, por destruir a Petrobras, por colocar os brasileiros uns contra os outros”, criticou.

Tucanos querem união
Representantes do PSDB reforçaram o discurso de união entre os membros da legenda. Assim que chegou à convenção, o senador Aécio Neves cumprimentou Alckmin pela vitória. “O Geraldo poderá reafirmar nossos compromissos com o Brasil. Estou muito feliz que a unidade está de volta”, afirmou o mineiro.

Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso destacou que o PSDB deve reencontrar seu caminho. “Precisamos caminhar juntos, sim. Mas, para isso, precisamos de disciplina e estratégia. Isso é bom: eu ganhei duas vezes do Lula e prefiro vê-lo de novo na urna do que na cadeia.”

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?