Durante o café da manhã com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, parlamentares da Região Norte expuseram diversos temas de interesse da região. Entre eles, indígenas, venezuelanos e Amazônia. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira (9/3).
O titular da pasta reuniu-se com senadores e deputados federais recém-eleitos por Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocantins. Desde o início do governo, Padilha tem tido contato com os novos parlamentares para entender as demandas de cada estado, por região.
Segundo Cristiane Lopes (União Brasil-RO), uma das deputadas que participou do encontro com o ministro Padilha, os temas de todos foram escutados pela pasta, “independentemente do partido político”.
“Vejo de forma muito positiva o ministro fazer esse convite para todos os parlamentares da Região Norte. Tanto os deputados de posição e oposição, mas ouvindo as demandas de cada um dos estados, que, consequentemente, acabam coincidindo em algumas delas”, explicou.
O tema apresentado pela deputada na reunião foi a duplicação da BR-364 e a finalização da BR-319, que liga Rondônia a Manaus.
Segundo a parlamentar, outros temas foram apresentados pelos demais colegas, como as questões indígena e ambiental. “Temos muitos povos indígenas dentro do nosso estado. Nós estamos também na Amazônia Legal e precisamos avançar em relação ao saneamento básico e à mobilidade dos povos indígenas”, destacou Cristiane.
Outra questão ligada à região, mas especificamente ao estado de Roraima, foi tema do encontro: o fluxo de venezuelanos que cruzam a fronteira, segundo a parlamentar.