metropoles.com

13º do Bolsa Família está garantido apenas para 2019; entenda

Medida Provisória foi publicada nesta quarta-feira (16/10/2019) do Diário Oficial da União

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) prevê o pagamento do 13º salário do programa Bolsa Família apenas para dezembro deste ano. Isto é o que garante Medida Provisória (MP) publicada nesta quarta-feira (16/10/2019) no Diário Oficial da União (DOU).

“A parcela de benefício financeiro de que trata o art. 2º relativa ao mês de dezembro de 2019 será paga em dobro”, diz o texto, em relação ao abono natalino. Acesse à integra da MP aqui, assinada nessa terça-feira (15/10/2019) pelo presidente Bolsonaro. 

A medida, porém, contradiz o governo. O Ministério da Cidadania anunciou que o benefício seria pago anualmente, mas não há no texto nenhuma referência ao pagamento dos próximos anos.

Em nota, o Palácio do Planalto e o Ministério da Cidadania confirmaram que a parcela do 13º está prevista para 2019. A  partir de 2020, o governo informou que irá inserir a medida no orçamento da União.

“A partir do ano que vem, a própria previsão do Orçamento já vai estar colocada essa questão do 13º, e daqui pra frente vai ter essa parcela”, explicou o ministro Osmar Terra, da Cidadania. 

O valor previsto para o programa Bolsa Família em 2020, entretanto, é de R$ 30 bilhões, o mesmo valor que estava previsto para 2019 antes da assinatura da medida provisória. O benefício médio é R$ 189,21 por mês.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?