Categorias: Política

Warren: “Bolsonaro busca retaliação a Glenn por expor corrupção”

A senadora e pré-candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Elizabeth Warren, acusou, nesta quinta-feira (23/01/2020), o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) de “buscar retaliação estatal” contra o jornalista e cofundador do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald. Nesta semana, ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) na Operação Spoofing, que investiga o vazamento de dados de celulares de autoridade.

Warren pontua que o jornalista estaria sendo retaliado por “expor abuso público e corrupção” e cobra a retirada do processo. “Brasil deveria retirar as acusações e parar os ataques a uma imprensa livre e aberta”, twitou.

Confira:

Em novembro deste ano, caso seja confirmada como o nome do Partido Democrata nas eleições estadunidenses, Elizabeth Warren disputará contra o atual presidente, Donald Trump. O republicano é aliado de Bolsonaro.

O caso
Greenwald, apesar de não ter sido indiciado pela Polícia Federal, foi denunciado pelo procurador da República Wellington Divino de Oliveira pelos crimes de associação criminosa e interceptação telefônica. Por força de liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, ele sequer podia ser alvo das investigações.

O site que Glenn Greenwald cocriou foi responsável pela divulgação de uma série de conversas vazadas dos celulares de membros da Operação Lava Jato, incluindo o atual ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro e o procurador federal Deltan Dallagnol. O conteúdo das mensagens colocou em xeque a atuação da força-tarefa e a imparcialidade das figuras públicas envolvidas, em um episódio conhecido como “Vaza Jato“.

Bruna Aidar

Formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), cobre Senado e política nacional pelo Metrópoles, onde está desde outubro de 2019. Antes, foi setorista da Assembleia Legislativa no jornal O Popular, em Goiás, atuando ainda na cobertura do Governo Estadual, do Judiciário e das instâncias municipais. Foi repórter também no Jornal Opção Online.

Últimas notícias

Galo da Madrugada leva para SP versão do bloco pernambucano

Em vez dos 2 milhões de foliões das ruas do Recife, edição paulistana do cortejo terá até 200 mil pessoas.…

8 minutos passados

Terceiro dia de Carnaval tem três mil abordagens e 43 ocorrências

Houve sete furtos de celulares, quatro furtos à pedestres e outras ocorrências diversas

10 minutos passados

Vídeo. Avião de pequeno porte cai no mar em praia do Guarujá

Piloto sobreviveu e afirmou que queda foi causada por uma falha no motor. O modelo da aeronave é normalmente utilizado…

13 minutos passados

Entenda a mudança no cabelo de Fátima Bernardes para o Carnaval

Apresentadora apareceu "ruiva" e de franja graças a um aplique

15 minutos passados

Cid Gomes foi mesmo baleado? Por que não mostra a radiografia?

O episódio, assim, ficou pela metade. A retroescavadeira existe, e continuará existindo até virar ferro velho. Já as balas são…

18 minutos passados

Após assédio, Simony deixa programa ao vivo: “Me senti um nada”

A cantora sentiu que não tinha espaço na atração, dias após ser assediada por Dudu Camargo

20 minutos passados