metropoles.com

TRE cassa mandato do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão

A Corte determinou ainda que sejam realizadas novas eleições diretas para a escolha dos representantes do Executivo estadual. Cabe recurso

atualizado

Compartilhar notícia

Tânia Rêgo/Agência Brasil
pez_abr01102015_067
1 de 1 pez_abr01102015_067 - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) decidiu, por 3 votos a 2, pela cassação do mandato da chapa do governador do estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do vice, Francisco Dornelles (PP), nesta quinta-feira (8/2). Ambos são acusados de produção irregular de material de campanha eleitoral.

A Corte determinou ainda que sejam realizadas novas eleições diretas para a escolha dos representantes do Poder Executivo estadual. Entretanto, a decisão somente produz efeito após o trânsito em julgado, ou seja, quando não couber mais recursos.

“Por maioria dos votos, o abuso de poder econômico e político ficou configurado, uma vez que o governo do estado do Rio de Janeiro concedeu benefícios financeiros a empresas como contrapartida a posteriores doações para a campanha do então candidato Pezão e de seu vice”, confirmou o TRE-DF, em nota.

Segundo o desembargador eleitoral Marco Couto, um dos que votou pela condenação de Pezão e Dornelles, “restou comprovado que contratos administrativos milionários foram celebrados em troca de doação de campanha”.

Até a última atualização desta reportagem, o governador e o vice não haviam se manifestado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?