metropoles.com

Temer recebe Alexandre de Moraes em meio à busca por nome de ministro

Perfil desejado para assumir Secretaria de Segurança é alguém reconhecido e com interlocução política com Congresso, diz Torquato Jardim

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Alexandre de Moraes – ministro do STF
1 de 1 Alexandre de Moraes – ministro do STF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Michel Temer vai receber na noite desta segunda-feira (19/2) no Palácio do Planalto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que foi indicado à Suprema Corte pelo presidente. O encontro acontece no momento em que o presidente busca um nome para ficar com o comando da pasta da Secretaria de Segurança, que pretende criar em breve via medida provisória.

Ex-ministro da Justiça do governo Temer, Moraes era um dos responsáveis pelo Plano Nacional de Segurança e foi em sua gestão que a pasta mudou de nome de Ministério da Justiça e Cidadania para Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na época, há exatamente um ano, em 3 de fevereiro, Moraes afirmou que a mudança tinha como objetivo reforçar o então recém-lançado Plano Nacional de Segurança Pública, além de consolidar a nova missão da pasta de atuar como autoridade nacional para o tema. “A ideia foi priorizar o combate à criminalidade e deixar claro que a autoridade de segurança do governo federal é o ministro da Justiça”, disse Moraes na ocasião.

A conversa do presidente com o ministro do STF foi incluída na agenda oficial na tarde desta segunda.

Segundo interlocutores do presidente, o nome para a Segurança ainda está sendo procurado. No domingo (18) o ministro da Justiça, Torquato Jardim, afirmou que o perfil desejado pelo governo é alguém reconhecido e com interlocução política com governadores e com o Congresso. “Criar o ministério da segurança Publica não é colocar no colo da União os problemas que são dos Estados”, salientou.

O ministro da Justiça disse não se sentir desconfortável com a criação da pasta de Segurança, disse que seu Ministério continuará com atribuições importantes e que acredita que em até 10 dias a pasta possa ser dividida. “Estamos concluindo os documentos necessários para a divisão de tarefas”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?