metropoles.com

Sindicatos cobram do governo federal verba retida

São resíduos da contribuição, obrigatória até a reforma trabalhista aprovada no ano passado, que deixaram de ser repassados

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
miguel torres força sindical
1 de 1 miguel torres força sindical - Foto: Reprodução

Dirigentes sindicais estiveram no final da tarde desta quinta-feira (30/8) no Palácio do Planalto para cobrar o pagamento dos resíduos da contribuição sindical, obrigatória até a reforma trabalhista aprovada no ano passado. Esses recursos deixaram de ser repassados para os sindicatos desde o governo de Fernando Henrique Cardoso.

De acordo com o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, participante da reunião, o governo reconhece o problema e deverá editar uma portaria abrindo as informações sobre as pendências existentes nesse sentido. Também participaram da reunião o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, e o ministro do Trabalho, Caio Luiz Vieira de Mello.

“Pedimos uma reunião para cobrar isso. O governo reconhece haver essas guias identificadas e que precisa pagar. Até o dia 11 a portaria vai ser publicada em combinação com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União, abrindo os arquivos para as centrais fazerem a conferência do que elas têm direito”, disse Torres.

Ele disse ser desconhecido o valor cobrado, mas as centrais estimam em cerca de R$ 200 milhões o montante devido aos sindicatos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?