metropoles.com

Senador Hélio José protocola pedido de criação de CPI da Eletrobras

Parlamentar diz que “até o momento, o governo não conseguiu explicar quais os benefícios da privatização à população”

atualizado

Compartilhar notícia

Moreira Mariz/Agência Senado
hélio-josé-Moreira-MarizAgência-Senado
1 de 1 hélio-josé-Moreira-MarizAgência-Senado - Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

O senador Hélio José (PROS-DF) apresentou nesta quinta-feira (15/2) pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Eletrobras, para apurar o processo de privatização da estatal. Para ser criado o colegiado, o pedido precisa ainda ser lido no plenário da Casa, o que deve ocorrer a partir da próxima segunda-feira (19).

No documento, o parlamentar diz que “até o momento, o governo não conseguiu explicar quais os benefícios da privatização e mercantilização do setor elétrico brasileiro à população”.

Hélio José alega que a CPI serviria para investigar “possíveis favorecimentos de empresários a partir de acesso a informação privilegiada, bem como irregularidades de agentes públicos envolvidos” na privatização.

No requerimento, o senador fixa limite de despesas da comissão em R$ 90 mil.

Ele cita o atual diretor-presidente da Eletropar, Oscar Alfredo Salomão Filho, que teria se encontrado com grupo de empresários interessado no processo de privatização da Eletrobras mesmo após ter sido desligado da empresa, da qual era assistente da diretoria financeira. “Essa ligação e o acesso à informação privilegiada devem ser investigados”, diz o documento.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o projeto que autoriza a privatização da Eletrobras poderá ser votado já em abril no plenário da Casa. “Vamos começar agora em fevereiro, em abril vamos tentar”, disse

Maia já mandou criar, no início do mês, a comissão especial na Câmara que cuidará do projeto. O colegiado será presidido pelo deputado Hugo Motta (MDB-PB), o mesmo que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. O relator da matéria, por sua vez, será o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), um dos principais aliados do presidente da Câmara.

Passado que condena
O senador — que agora propõe inquérito sobre a privatização da Eletrobras — é conhecido como Hélio Gambiarra, e ganhou o apelido em 1995, quando fez gambiarras para puxar energia para sua casa, onde promoveu uma grande festa à qual compareceram o então governador do Distrito Federal Cristovam Buarque e o depois presidente Lula.

A imprensa denunciou e a Companhia Energética de Brasília (CEB), onde ele trabalhava, elaborou um extenso relatório sobre outros malfeitos de Hélio José, entregue a Cristovam pelo então presidente da companhia, Rubem Fonseca, e pelo então secretário de Obras, Hermes de Paula. O conteúdo nunca foi divulgado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?