metropoles.com

Seguro rural: ministério vai propor mudanças para futura ministra

Secretário-executivo da Agricultura reforçou que as burocracias para acessar o benefício afastam os agricultores do financiamento

atualizado

Compartilhar notícia

Noaldo Santos/Mapa
Eumar Novacki
1 de 1 Eumar Novacki - Foto: Noaldo Santos/Mapa

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, afirmou nesta segunda-feira (19/11) que a pasta vai sugerir à futura ministra da Agricultura, deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), mudanças na estrutura do seguro rural. “Como não tivemos tempo [para fazer essas alterações], levaremos essa proposta à ministra”, assegurou.

Novacki também destacou a importância de um aumento no investimento relacionado ao crédito que foi criado para minimizar perdas ao recuperar os investimentos em lavouras. O secretário também ponderou que as burocracias para se ter acesso ao financiamento eram desencorajadoras para os agricultores. Ele comentou ainda que muitas vezes o benefício está liberado, mas não é retirado pelos agricultores devido às complicações.

Plano Trienal
O Plano Trienal do Seguro Rural (PTSR), para o período de 2019 a 2021, foi aprovado pelo Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural (CGSR). Os detalhes constam da Resolução nº 64, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda. A informação foi passada pelo Ministério da Agricultura, em nota.

Conforme a nota, constam atualizações de porcentuais de subvenção ao prêmio do seguro rural, estimativas orçamentárias para a concessão do benefício e as diretrizes técnicas gerais de execução do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) para o próximo triênio. (Com informações da agência Estado)

Compartilhar notícia