*
 

A menos de 24 horas da eleição, uma pesquisa do Ibope revela os deputados que devem ser os campeões de votos nos três estados mais importantes colégios eleitorais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Segundo o colunista, a pesquisa mostra os nomes mais citados pelos eleitores para ocupar a Câmara e são menções espontâneas. Vejam os principais favoritos nos três estados, de acordo com a reportagem:

São Paulo
Tiririca e Celso Russomanno, de acordo com a matéria, estão entre os cinco mais mencionados pelo eleitor paulista. Eduardo Bolsonaro é hoje o terceiro mais citado e Kim Kataguiri (DEM), líder do MBL, em quarto lugar. Em quinto lugar, diz o colunista, “surge uma bolsonarista e também neófita na política, a jornalista Joyce Hasselmann, do PSL.”

Do sexto ao décimo lugares são deputados com mandato. Pastor Marco Feliciano (PRB), Guilherme Mussi (PP), Baleia Rossi (MDB), Bruna Furlan (PSDB) e Ivan Valente (PSOL). “Ou seja, em São Paulo, entre os mais citados apenas um é de esquerda, e mesmo assim aparece em décimo lugar”, diz Lauro Jardim.

Rio de Janeiro
Marcelo Freixo (PSOL), Alessandro Molon (PSB), Jandira Feghali (PCdoB) e Wagner Montes (PRB) estão entre os quatro mais citados, segundo o levantamento do jornal. No quinto lugar, informa a coluna, estão empatados Carlos Jordy (PSL), atualmente vereador em Niterói e bolsonarista de carteirinha; e a cantora gospel e pastora Flordelis (PSD). Os demais dez são: Daniela do Waguinho (MDB), o deputado Leonardo Picciani (MDB), Vinicius Farah (MDB) e Dica (PR), atualmente deputado estadual.

Minas Gerais
“Se em São Paulo e Rio de Janeiro a renovação parece baixa, em Minas Gerais ela é praticamente inexistente, a julgar pelos dez mais citados”, destaca a coluna.  Segundo a publicação, Aécio Neves, “mesmo carbonizado pela delação da JBS, deve ser o campeão de votos em Minas Gerais.”

Paulo Guedes (PT) está em segundo lugar entre os mais citados, de acordo com o colunista.

A lista, diz Lauro Jardim, segue com dois deputados em busca da reeleição: “Misael Varella (DEM) e Diego Andrade (PSD) e o novato André Janones (Avante)”. Os demais nomes, do quinto ao oitavo lugar são deputados com mandato a caminho da releição: Reginaldo Lopes (PT), Weliton Prado (Pros), Fabio Ramalho (MDB).