metropoles.com

Russomanno será julgado por peculado no Supremo Tribunal Federal

O parlamentar pode se tornar inelegível e ter a candidatura inviabilizada nas eleições municipais de 2016 se for considerado culpado

atualizado

Compartilhar notícia

WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
Celso Russomano
1 de 1 Celso Russomano - Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima terça-feira (9/8), o julgamento da ação penal contra o deputado federal Celso Russomanno, candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo. Acusado pelo crime de peculato, ele pode se tornar inelegível e ter a candidatura inviabilizada nas eleições municipais de 2016 se for considerado culpado.

O caso será analisado pela Segunda Turma do STF. A previsão anterior era de que o julgamento ocorresse no dia 16, um dia depois da data final do registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas foi antecipado. A ministra-relatora da ação, Cármen Lúcia, deu prioridade ao processo em seu gabinete.

O deputado federal e apresentador de TV foi acusado de usar uma funcionária de seu gabinete na Câmara dos Deputados para trabalhar em uma produtora de vídeo da qual é proprietário em São Paulo, entre os anos de 1997 e 2001. Ele foi condenado na primeira instância em 2014. Um recurso da defesa subiu ao STF quando Russomanno foi eleito deputado, por causa do foro privilegiado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?