Categorias: Política

Representante de Maduro: ação na embaixada foi “ataque genocida”

O encarregado de negócios na Embaixada da Venezuela, Freddy Meregotti, comemorou nesta quarta-feira (13/11/2019) a saída de apoiadores do autoproclamado presidente interino do país vizinho, Juan Guaidó, da embaixada venezuelana em Brasília. Ele chamou a invasão de “ataque genocida” de “inimigos do processo revolucionário”.

“Logramos reverter o ataque – genocida, inclusive – de parte dos inimigos do processo revolucionário, de pessoas inimigas do processo bolivariano que se dá na Venezuela”, disse o representante do governo de Nicolás Maduro à imprensa e à militância que esperava pelo fim da ocupação desde o início da manhã.

Meregotti negociou um acordo com os apoiadores de Guaidó intermediado por um integrante do Itamaraty, Maurício Correia, coordenador geral de Privilégios e Imunidades do Itamaraty. O entendimento previa a saída deles escoltados pela Polícia Militar e sem punição. “Saíram da melhor maneira de nossa embaixada, porque nosso governo entende humanismo como base, como forma de vida.”

Questionado sobre como avaliava a atuação do governo do presidente Jair Bolsonaro com os diplomatas, Freddy disse que “a dificuldade começava com o reconhecimento de um governo fictício”. Bolsonaro anunciou apoio a Guaidó contra Maduro.

“Eu creio que o assunto ou a dificuldade começa com o reconhecimento de um governo fictício, um governo que não existe, e logicamente isto é o que vem com a presença de uma suposta embaixadora no Brasil”, ressaltou.

Gabriela Vinhal

Formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em 2013. Trabalhou no Jornal de Brasília e no Correio Braziliense, onde publicou reportagens sobre direitos humanos, nas editorias de Esporte, Política e Brasil para o impresso. Cobriu as eleições de 2018 e a posse presidencial. Repórter do Metrópoles desde maio de 2019.

Últimas notícias

Refrescante e fácil: aprenda a fazer o bowl com quinoa e abacate

Preparo leve ganha cor e sabor com pepino, rabanete, tomatinhos e alecrim

1 hora passados

Iti malia! Amizade entre cachorro e papagaio conquista a web

O vídeo fofo mostra os dois brincando em um quintal. Mesmo quando o cão tenta dar umas mordidinhas, o papagaio…

1 hora passados

Avenida Brasil: resumo desta segunda-feira (27/01/2020)

A novela vai ao ar no Vale a Pena Ver de Novo, após a Sessão da Tarde

1 hora passados

Volta às aulas: MPDFT cobra reforma e reconstrução de 75 escolas

Obras inacabadas impedem implantação de horário integral em algumas unidades. Em outras, estruturas improvisadas castigam quando faz calor

1 hora passados

Cinco dicas que ajudam as crianças na volta à rotina das aulas

Organizar o sono e comprar todo o material necessário do pequeno com antecedência são alguns conselhos

1 hora passados