metropoles.com

Renan Calheiros critica expulsão de Kátia Abreu do PMDB: ato extremo

Segundo senador, decisão é resultado dos “tempos confusos que o Brasil vive” e contraria as práticas e a própria história da sigla

atualizado

Compartilhar notícia

ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO
Plenário do Senado
1 de 1 Plenário do Senado - Foto: ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO

O senador Renan Calheiros (AL) divulgou nota oficial na tarde desta quinta-feira (23/11) na qual critica a decisão de seu partido, o PMDB, de expulsar a também senadora Kátia Abreu (TO). A parlamentar está sendo punida por ter criticado abertamente a gestão do presidente peemedebista Michel Temer (SP) e votado contra uma das principais reformas propostas pela Presidência da República, a que altera as leis trabalhistas. A senadora ainda declarava oposição à reforma da Previdência.

Segundo Calheiros, que é ex-presidente do Senado, a posição do Conselho de Ética da sigla, de cancelar a filiação de Katia Abreu, “parece resultado desses tempos confusos que o Brasil vive. É um ato extremo que contraria as práticas políticas do PMDB e a sua própria história”, apontou.

No texto, o senador lembra que o partido “foi construído e se fez forte por respeitar as diferenças de opinião”. Renan defende que “essa é a forma civilizada de mediar conflitos internos e transmitir confiança à sociedade”.

Ele também destaca que Kátia Abreu é “parlamentar atuante, de posições claras e sinceras”, além de sua importância para a bancada peemedebista no Senado. “Retirá-la das nossas fileiras é uma atitude que violenta as mais caras tradições de convivência e tolerância que sempre marcaram a vida do partido”, encerra Calheiros.

Durante sua defesa no processo de expulsão, a senadora afirmou que sua conduta é “coerente”, e disse não ser “de direita ou de esquerda”. Kátia ainda pode entrar com recurso para suspender a decisão do Conselho de Ética.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações