Categorias: Política

PSL em guerra: Carlos Bolsonaro e Joice trocam emojis de animais

Carlos Bolsonaro (PSC), de 36 anos, filho “02” do presidente da República, Jair Bolsonaro, é vereador no Rio de Janeiro e admitiu na semana passada, pela primeira vez, que faz postagens em nome do pai nas redes sociais. Joice Hasselmann (PSL-SP), 41 anos, é deputada federal pelo PSL de São Paulo e era líder do governo no Congresso até quinta-feira (17/10/2019). Neste domingo (20/10/2019), os dois utilizaram as contas no Twitter para postagens sem palavras, apenas com emojis, aqueles símbolos que servem para ilustrar sentimentos, fazer graça, mostrar irritação ou coisas do tipo no lugar de palavras.

Nenhum dos dois parlamentares tocou no nome do outro – nem foi necessário. Coube aos seguidores de ambos atribuir o valor de um diálogo a essa novilíngua bolsonarista, surgida em meio ao tiroteio que virou o PSL e o entorno do presidente desde que um racha se instalou nas fileiras dos apoiadores do governo eleito em 2018.

O primeiro a tuitar foi Carlos, às 15h12 deste domingo.

Na postagem, o “02” enfileirou, da esquerda para a direita, imagens de porco, rato, cobrar, galinha e uma lula. Nada mais.

Exatos 52 minutos depois, às 16h04, foi a vez de a conta de Joice surgir com uma série de imagens com animais.

No caso da até quinta-feira representante da agenda do novo governo no Parlamento brasileiro, ela optou por colocar três veados, um rato branco e dois ratos cinzas.

Os internautas se divertiram, se horrorizaram, criticaram e defenderam seus “campeões” no que chegou a ser cogitado como um dos primeiros tiros da Guerra Civil de Memes que toma a “bolsonosfera.”

Seja lá o que essa curiosa sequência (ou diálogo, como seguidores de um e outro concluíram) quisesse dizer, Carlos Bolsonaro teve mais repercussão. Com 1,4 milhão de seguidores, viu o tuíte chegar a 10,8 mil curtidas por volta das 21h, com 1,6 mil compartilhamentos. Joice Hasselmann, seguida por 325 mil, conseguiu 3,4 mil curtidas e pouco menos de 600 retuítes no mesmo horário.

Lourenço Flores

Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), passou por Zero Hora, Correio Braziliense, Veja e jornal Metro. Ganhou prêmios como Esso e o Icatu. Foi professor e livreiro. Sempre leitor.

Últimas notícias

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai para R$ 25 milhões

Os resultados foram anunciados a partir das 20h, no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São…

4 minutos passados

Vencedor do sorteio iPhone 11 Pro é morador do Gama

Olavo Rezende, de 26 anos, é leitor do Metrópoles e ouvinte da rádio do grupo

5 minutos passados

Zilu surpreende e leva namorado em aniversário de Zoe

A festa da pequena, fruto do relacionamento com Duda Nagle com Sabrina Sato, aconteceu no Nacional Club, em São Paulo

23 minutos passados

Ataque no Maranhão deixa dois índios Guajajara mortos

Ministro da Justiça, Sergio Moro disse que a equipe da Polícia Federal foi enviada ao local para investigar o crime…

26 minutos passados

Em missa, padre pede respeito da polícia a Paraisópolis

Uma semana após as mortes, o Baile da Dz7, mesma festa que foi interrompida na madrugada do último domingo pela…

40 minutos passados

Exame de DNA confirma que corpo encontrado na Bahia é de Bernardo

Análises genéticas do Instituto de Pesquisa de DNA Forense confirmaram a identificação. Pai da criança confessou o assassinato

51 minutos passados