metropoles.com

Procuradoria e Tribunal Eleitoral fazem “tuitaço” #voto consciente

O objetivo da mobilização é levar ao eleitor informações de utilidade pública sobre o pleito, mensagens de cidadania, canais de denúncias de crimes eleitorais, além de disseminar a ideia de voto consciente para a escolha de prefeitos e vereadores

atualizado

Compartilhar notícia

twitter-bird-
1 de 1 twitter-bird- - Foto: null

O Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promovem nesta quinta-feira, 29, a partir de 17h, um “tuitaço” para estimular o voto consciente nas eleições municipais 2016.

O objetivo da mobilização é levar ao eleitor informações de utilidade pública sobre o pleito, mensagens de cidadania, canais de denúncias de crimes eleitorais, além de disseminar a ideia de voto consciente para a escolha de prefeitos e vereadores. As informações foram divulgadas no site da Procuradoria-Geral da República.

Os eleitores irão às urnas em mais de 5.500 municípios brasileiros neste domingo, dia 2 de outubro. Com a hashtag #votoconsciente, o “tuitaço” busca mobilizar a sociedade quanto à importância do voto de cada eleitor na gestão dos municípios pelos próximos quatro anos.

As equipes do Ministério Público Federal e do TSE estarão online, interagindo com os usuários do Twitter e tirando dúvidas práticas sobre as regras eleitorais.

A ação no Twitter vai esclarecer, por exemplo, qual a diferença entre prefeito e vereador e qual a função de cada um deles.

Também serão dadas orientações sobre como utilizar a urna eletrônica e como denunciar irregularidades eleitorais, como a boca de urna ou o transporte de eleitores, às autoridades competentes. A mobilização também busca estimular os eleitores a exercerem seu papel de cidadão no domingo e a fiscalizarem seus candidatos no curso de seus mandatos.

Como tomar parte da ação:

1) Participe do “tuitaço” na quinta-feira, 29 de setembro, a partir das 17h, usando a hashtag

#VotoConsciente;

2) Divulgue a ação em outras redes sociais além do Twitter;

3) Publique informações em outros ambientes online: blogs, artistas, listas de discussão, fóruns;

4) Compartilhe as informações disponibilizadas pelo MPF e pelo TSE nos sites http://www.mpf.mp.br e http://www.tse.jus.br.

Compartilhar notícia