metropoles.com

Previdência: aposentadoria integral aos 65 anos e 40 de contribuição

Confira a proposta de emenda constitucional da equipe de Bolsonaro para a reforma da Previdência

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
Fotografia colorida do INSS
1 de 1 Fotografia colorida do INSS - Foto: Agência Brasil

A nova proposta para a Previdência quer aumentar o tempo mínimo para se aposentar no Brasil dos atuais 15 anos para 25. Com o novo texto, a contribuição mínima começaria com 25 anos e o contribuinte teria o direito a receber 60% do benefício. Para chegar a 100%, seriam necessários 40 anos.

O governo também estuda a possibilidade de propor idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem. O ex-presidente Michel Temer havia instituído a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

Atualmente, há duas formas. Por idade, com a exigência de 65 anos (homem) e 60 anos (mulher), com contribuição de 15 anos. Ou por tempo de contribuição de 35 anos (homem) e 30 anos (mulher), sem a exigência de idade mínima.

Texto consolidado
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nessa segunda-feira (4/2) que o texto da reforma da Previdência “está consolidado” e deve ser encaminhado à Câmara dos Deputados ainda neste mês de fevereiro.

Enquanto isso, o governo de Jair Bolsonaro trabalha para conseguir aprovar o texto no Congresso. Nessa segunda-feira, durante cerimônia de abertura do ano legislativo, Lorenzoni leu uma carta do presidente que apontou as prioridades do governo federal para os próximos anos, entre elas a reforma da Previdência.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve conversar com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para conseguir apoio na aprocação da reforma da Previdência. O governo trabalha inicialmente com a Proposta de Emenda Constitucional 207/16 e um projeto de lei.

O site O Antagonista divulgou a íntegra do texto, com a data de 28 de janeiro, mas ajustes ainda podem ser feitos. Confira:

Pec Previdencia by on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?