metropoles.com

PMDB fatiou impeachment por apoio à Presidência do Senado, diz jornal

Pela manutenção dos direitos políticos da ex-presidente, o PT deve votar a favor do peemedebista Eunício Oliveira (CE) em 2017

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Renan Calheiros
1 de 1 Renan Calheiros - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

No dia 30 de agosto, horas antes do julgamento do impeachment de Dilma Rousseff no Senado, o presidente da Casa Renan Calheiros (PMDB-AL) encontrou-se com os senadores petistas Humberto Costa (PE) e Paulo Rocha (PA) em seu gabinete. Os detalhes da conversa foram revelados pela Folha de S. Paulo.

Ao fim do encontro ficou acertado com os senadores petistas que Renan iria apoiar a manutenção dos direitos políticos da então presidente fatiando o processo. Em troca, o PT apoiaria o PMDB na eleição da Mesa Diretora em 2017.

Em janeiro, o senador Eunício Oliveira (CE) será lançado formalmente como candidato do PMDB à Presidência da Casa. Embora não haja consenso entre os petistas, a maioria deve votar no peemedebista.

Além da manutenção dos direitos políticos de Dilma, os petistas também teriam recebido a promessa de que ocupariam a primeira-secretaria do Senado, que funciona como uma “prefeitura” da Casa, responsável pelo gerenciamento orçamentário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?