metropoles.com

PGR denuncia Jucá ao STF em investigação sobre fraudes fiscais

Líder do governo no Senado, o parlamentar é acusado no âmbito da Operação Zelotes. Inquérito está sob sigilo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rômero Jucá
1 de 1 Rômero Jucá - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou nesta segunda-feira (21/8) ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). A acusação formal ocorre no âmbito da Operação Zelotes, sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski. As informações são do jornal O Globo.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) mantém a denúncia em sigilo e, por isso, não há detalhes sobre os supostos crimes cometidos pelo senador.

A investigação apura fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o tribunal de recursos da Receita Federal, e começou no ano passado. Além de Jucá, são alvo do mesmo inquérito os deputados federais Alfredo Kaefer (PSL-PR) e Jorge Côrte Real (PTB-PE). Os parlamentares teriam alterado medida provisória em troca de benefícios.

Lewandowski tem a incumbência de notificar Jucá para apresentação de resposta à denúncia. Na sequência, o ministro levará o inquérito para julgamento na Segunda Turma do STF, que decidirá se o senador vai ou não virar réu na Zelotes.

Operação Zelotes
A investigação detectou indícios de que o senador alterou o texto da MP 627, de 2013, para beneficiar a siderúrgica. Jucá era o relator do texto, que mudava as regras de tributação dos lucros de empresas no exterior. Os deputados apresentaram emendas que beneficiaram o grupo, segundo os investigadores.

E-mails apreendidos pelos investigadores da sede da Gerdau mostraram que a alteração feita na MP foi sugerida pela própria empresa. Os três congressistas e a siderúrgica negam irregularidades.

Jucá se tornou alvo de duas investigações na Zelotes — e foi denunciado pela PGR em uma delas. Os inquéritos começaram a tramitar no ano passado, por autorização de Lewandowski. A denúncia oferecida pela PGR tem como base o resultado da investigação.

Além da Zelotes, o senador é investigado pela PGR por suposto envolvimento no esquema apurado pela Lava Jato e foi um dos nomes citados pelos delatores da Odebrecht.

Defesa
O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, defensor de Jucá disse que o inquérito não apontou indícios de prática de crimes por seu cliente.

Segundo ele, a denúncia faz parte de um conjunto de acusações que estão sendo apresentadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no fim de seu mandato para mostrar resultados. “Tendo a acreditar que isso faz parte da sessão de flechas finais do Janot”, criticou o advogado. (Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?