metropoles.com

Pesquisa aponta que Crivela tem 46% enquanto Freixo garante 27%

As informações negativas não afetaram tanto a campanha do candidato pelo PRB. Votos brancos e nulos somaram 19%, e não souberam responder 8%

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Freixo e Crivella em debate na Band
1 de 1 Freixo e Crivella em debate na Band - Foto: Reprodução/Twitter

O candidato do PRB à prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, manteve a dianteira sobre Marcelo Freixo (PSOL) na nova pesquisa DataFolha realizada nesta terça-feira (25/10). Ele oscilou para baixo dentro da margem de erro e obteve 46% das intenções de voto, contra 48% da pesquisa anterior.

Isso o deixa entre 43% e 49% da preferência do eleitorado. Já Marcelo Freixo (PSOL) foi de 25 para 27% – agora, está na margem de 24% a 30%. Votos brancos e nulos somaram 19%, e não souberam responder 8%. Nos votos válidos (considerando apenas quem declarou voto nos dois candidatos), a folga pró-Crivella ficou em 63% a 37% – na sondagem anterior, era 66% a 34%.

O quadro de estabilidade, com a redução de apenas quatro pontos na distância entre os dois candidatos a cinco dias do segundo turno, indica que teve efeito limitado a campanha de desconstrução lançada por Freixo contra Crivella, com auxílio de assessores que, como revelou o Estadão, trabalharam para o PSDB e PMDB. A ação tem incluído denúncias contra o candidato do PRB, acusado de ser apoiado por milicianos e de ser preconceituoso contra homossexuais e católicos.

Informações negativas
Também parece não terem causado grandes danos a Crivella as informações negativas divulgadas pela imprensa. Elas apontaram que o candidato do PRB foi preso e identificado criminalmente pela Polícia Civil do Rio em 1990, por tentar expulsar violentamente uma família de um terreno da Igreja Universal do Reino de Deus, divulgada pela revista Veja, e que haveria possibilidade de o candidato ser delatado na Lava Jato, segundo o jornal O Globo.

Crivellla tem acusado Freixo de ter ligações com os black blocs e de defender a liberação das drogas. Também passou a acusar a Veja e as Organizações Globo de tentar derrotá-lo com manipulações e mentiras, o que é rebatido pelos órgãos de imprensa.

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Seu nível de confiança é de 95%, ou seja, considerada a margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. Foram entrevistados 1.280 eleitores acima de 16 anos em 25 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-09035/2016.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?