metropoles.com

PCGO aponta desvios de R$ 2,5 mi para financiar blogs pró-Marconi

Segundo as investigações, o esquema envolvia direcionamento de verbas públicas de campanhas educativas de diversos órgãos

atualizado

Compartilhar notícia

Agência estado
Marconi Perillo, ex-governador de Goiás
1 de 1 Marconi Perillo, ex-governador de Goiás - Foto: Agência estado

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, nesta quinta-feira (23/01/2020), uma operação para apurar fraudes e superfaturamento de contratos entre a Agência Brasil Central (ABC) e o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran) com sites e blogs goianos. A suspeita é de que cerca de R$ 2,5 milhões tenham sido desviados entre 2014 e 2017, durante a gestão de Marconi Perillo (PSDB).

Segundo a PCGO, o esquema envolvia direcionamento de verbas públicas de campanhas educativas de diversos órgãos para financiar blogs ligados ao governo.

Entre os alvos estão os ex-presidentes da ABC, João Bosco Bittencourt e Luiz José Siqueira; e os ex-presidentes do Detran, João Furtado de Mendonça Neto e Manoel Xavier Ferreira Filho.

Já entre os jornalistas, os investigados são Cristiano Livramento da Silva, do blog Goiás 24 Horas; Cleuber Carlos Nascimento, que tem um blog de mesmo nome; Antonio Augusto Passos Danin Junior, ex-diretor adjunto da ABC; o radialista Luiz Carlos Alves, do “Canal Gama” e a mulher, a radialista Eni Isabel de Aquino Alves.

Também foi alvo o publicitário Carlitos Ramos Verano, Maria do Socorro Corrêa Neves Verano e Fernando Azevedo de Souza Verano, todos da Empresa Uniarte de Marketing; e Danilo da Silva Dias. Completam a lista os publicitários Renato Rodrigues da Cunha Filho, da Invento Comunicação e Marketing; Cleusa Maria de Carvalho, da Espaço Nobre Comunicação e Marketing; e Albertine de Paula Souza, da Logos Propaganda LTDA.

No total, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e órgãos estatais — os agentes estiveram na ABC, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), no Detran, na Invento, na Espaço Nobre e na Logos Propaganda. Na Alego, a busca foi feita porque é onde hoje trabalha Danin.

Ninguém foi preso, uma vez que o juiz que autorizou a operação, Luiz Henrique Lins Galvão de Lima, da 7ª Vara Criminal de Goiânia, negou os pedidos, mas houve quatro intimações para depoimento. Apontados como “mentores”, Danin e Luiz Siqueira foram alvos de pedido de prisão, bem como o publicitário Renato Cunha.

Respostas
Em nota, Luiz Gama afirmou que colabora com as investigações, tem 38 anos de trabalho como radialista e jornalista e se disse vítima de “enorme perseguição por alguns setores da política goiana, que tem utilizado de todas as formas de intimidação, de assassinato de reputação e de censura”. Ele afirmou refutar “com toda veemência qualquer acusação de pertencer a esquema com objetivo de atacar quem quer que seja através de Fake News ou de outro meio”.

Cleuber, por sua vez, se manifestou “indignado” com “a perseguição que (o atual governador, do DEM) Ronaldo Caiado realiza contra Marconi e seus aliados para tentar justificar a sua incompetência” e que “é dever e direito da autoridade policial investigar”.

Na nota, ele mandou um recado ao democrata: “Se o objetivo era constranger e intimidar para tentar calar, o tiro saiu pela culatra, governador. A partir de hoje estarei com motivação redobrada, enquanto durar o seu fracassado governo provisório, para mostrar para a população que o estado policialesco que hora tenta implantar em Goiás”.

O Metrópoles entrou em contato com os demais citados, incluindo a defesa do ex-governador de Goiás, e o espaço permanece aberto para manifestação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?