metropoles.com

Partidos negociam fusões por não atingir cláusula de barreira

A Rede é uma das siglas a tentar incorporações para tentar manter acesso ao fundo partidário e ao tempo de rádio e TV no horário eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL
09062010-09062010FRP2116-840×577
1 de 1 09062010-09062010FRP2116-840×577 - Foto: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Dos 14 partidos atingidos pela cláusula de barreira nas últimas eleições, cinco tentam negociar fusões para manter acesso ao fundo partidário, bem como ao tempo de rádio e TV no horário eleitoral. Entre as siglas, está a da ex-senadora e postulante ao Palácio do Planalto Marina Silva (Rede). Também estão no grupo PCdoB, Patriota, PPL e PHS. As informações são do jornal O Globo.

Segundo a reportagem, o PCdoB, assim como o Democracia Cristã (DC), tentam reverter a medida na Justiça Eleitoral. Outros partidos, como PTC, PMN, PMB, PSTU e PCB pretendem atravessar os quatro anos até a próxima eleição com contribuições de militantes e simpatizantes, ou com economias que têm em caixa, na expectativa de ter um desempenho melhor em 2022. Eles também planejam investir nas redes sociais como principal canal de comunicação com o eleitor.

Por outro lado, legendas maiores tentam filiar os 32 deputados eleitos pelos nanicos, que estão autorizados a migrar sem o risco de perder o mandato por infidelidade, informou o jornal carioca.

Entre as siglas que não atingiram a cláusula de desempenho, a Rede tem uma dificuldade a mais. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro de 2015, a legenda não pode, formalmente, se fundir a outra, pois a Lei dos Partidos exige, para isso, pelo menos, cinco anos de existência.

A Rede tem conversado com o PPS e a saída seria que seus integrantes se filiassem àquele partido, que, pelo acordo em negociação, seria refundado, mudando de nome, estatuto e programa.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?