metropoles.com

Parlamentares querem barrar compra de veículos para ex-presidentes

Bolsonaro enviou pedido ao Congresso para a compra de novos carros para ele, vice e ex-chefes do Executivo ainda vivos

atualizado

Compartilhar notícia

FILIPE CARDOSO/ ESPECIAL PARA O METRÓPOLES
ensaio posse bolsonaro
1 de 1 ensaio posse bolsonaro - Foto: FILIPE CARDOSO/ ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

Três deputados e um senador apresentaram emendas nesta terça-feira (26/3) para limitar a compra de novos carros para ex-presidentes e presidentes da República. O grupo pretende que a autorização beneficie apenas o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PSL), e seu vice, general Hamilton Mourão (PRTB). As emendas visam alterar o projeto de lei para modificação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019.

Em 12 de março, Jair Bolsonaro enviou ao Congresso um pedido para autorizar a compra de carros oficiais novos para ele, Mourão e seus antecessores Michel Temer, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney. Foi a primeira mensagem do atual governo para alterar o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019.

O senador Major Olímpio (PSL-SP) e o deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP) querem acabar com o benefício para os ex-presidentes, sob a alegação de que apenas os atuais mandatários necessitam dos veículos por questões de segurança.

Menos restritivo, o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) defende que a restrição de compra seja feita apenas para ex-presidentes da República que tenham sido condenados por crime comum, de responsabilidade ou infração eleitoral.

Já o deputado Bohn Gass (PT-RS) apresentou uma emenda para retirar todo o trecho da lei, o que impediria a compra de um carro oficial novo para Bolsonaro.

As emendas ainda precisam ser analisadas e serão votadas quando o projeto for analisado pela Comissão Mista de Orçamento. Ainda não há data para isso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?