metropoles.com

Para Maia, briga de bolsonaristas pelo PSL é “incoerente”

Com as eleições de 2020 na mira, o presidente da Câmara disse que o foco é o fundo partidário, ao contrário do que os deputados dizem

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia
1 de 1 Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a briga entre as alas bolsonarista e bivarista do PSL, ex-partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, é “incoerente”. Ele inferiu, em sua fala, que o conflito tem como principal foco os recursos do fundo partidário.

“Mas para que ficam e brigam pelo PSL? Se não querem dinheiro, para que querem brigar pelo PSL? Tem uma incoerência dessas pessoas defensoras do governo, falam uma coisa, mas querem o partido pelo dinheiro que o partido tem”, disse.

Desde outubro, a legenda vive um racha e intensas “batalhas” pela liderança da sigla na Câmara. Após muitas idas e vindas, o cargo voltou para Eduardo Bolsonaro (SP), líder dos bolsonaristas. Para Maia, a insistência pela vaga gira em torno do dinheiro que a legenda de Luciano Bivar (PE) tem.

“Porque fora o dinheiro, o que o PSL tem? Tem uma incoerência na briga com o PSL. Por que querem a liderança do PSL?”, criticou. O partido, que até 2018 tinha quatro parlamentares, agora tem mais de 50. Por isso, para as eleições de 2020, a sigla tem cerca de R$ 350 milhões para serem distribuídos entre os candidatos.

Além do fundo partidário, mais de 14 deputados querem deixar o PSL também sem perda de mandato. A intenção da maioria é mudar para a futura legenda de Bolsonaro, Aliança pelo Brasil. Mas, até que a sigla seja oficializada, o grupo se mantém em uma frente independente do PSL, chamada de “Brasil acima de tudo“.

A mobilização carrega o nome do principal lema de campanha de Bolsonaro e será composta por deputados federais e estaduais que se posicionem como os bolsonaristas. O grupo, contudo, nega que a iniciativa seja uma criação de um partido dentro da própria sigla, apesar de a frente já ter até um estatuto elaborado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?