metropoles.com

“Não quero pregação anticomunista”, diz Nagib, do Escola Sem Partido

Fundador de movimento político contra a atuação de professores ligados à esquerda diverge de Olavo de Carvalho em relação à pregação direitista

atualizado

Compartilhar notícia

Tauã Medeiros/Metrópoles
Nagib-ESP
1 de 1 Nagib-ESP - Foto: Tauã Medeiros/Metrópoles

Fundador do movimento Escola Sem Partido (ESP), o procurador do Estado de São Paulo Miguel Nagib define-se como católico, liberal e conservador. Na atuação política, combate o que chama de “doutrinação” de alunos por professores no ensino fundamental e médio da rede pública.

Nagib conversou nesta semana com o Metrópoles e explicou seu conceito sobre o assunto: “Doutrinação é o abuso da liberdade de ensinar pelo professor em prejuízo dos direitos do estudante”, define. “Não há escola que pode dizer que esteja livre da doutrinação”, acrescenta.

O procurador lista princípios legais que, na opinião dele, seriam infringidos pelos docentes: “Impessoalidade”, “pluralismo de ideias”, “laicidade do Estado” e “liberdade de consciência e de crença”.

Veja a entrevista:

Leitor e fã do escritor Olavo de Carvalho, Nagib ressente-se de declarações recentes do guru do presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Inacreditavelmente ele está contra o Escola Sem Partido. Chamou a gente de burro, nos ofendeu, foi bastante chato, inclusive”, afirmou.

Segundo o procurador, a divergência se deve ao fato de que Olavo defende uma ação política direta contra a esquerda. “Ele acha que tem de haver uma pregação anticomunista dentro das universidades e das escolas. Eu não quero isso de jeito nenhum, não quero substituir uma opressão comunista por uma opressão anticomunista”, acrescentou.

Nesta quinta-feira (06/06/2019), Nagib participa do seminário “Diga não à Doutrinação” na Câmara dos Deputados. Na entrevista ao Metrópoles, ele falou também sobre o pedagogo Paulo Freire e sobre o governo Bolsonaro. Em particular, comentou as escolhas do presidente para o Ministério da Educação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?