metropoles.com

Mulheres pedem que Câmara vote PEC que cria cotas no Legislativo

A bancada feminina na Câmara gira em torno dos 10%, são 55 deputadas para 513 vagas

atualizado

Compartilhar notícia

MICHAEL MELO/METRÓPOLES
WhatsApp-Image-2017-08-02-at-12.50.071
1 de 1 WhatsApp-Image-2017-08-02-at-12.50.071 - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

Um grupo de mulheres tomou a galeria da Câmara dos Deputados para pressionar o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a colocar em votação uma proposta que reserva uma cota para candidatas que disputarem vagas na Câmara, assembleias legislativas e câmaras municipais do país.

A Proposta de Emenda à Constituição 134 já foi aprovada no Senado e está pronta para votação na Câmara desde o ano passado, mas os deputados resistem em discuti-la no plenário.

O tema consta na pauta da Câmara desta terça-feira (3/10), mas lideranças da Casa afirmam que a prioridade é tentar votar o projeto que cria o fundo público para financiamento de campanha

O texto prevê pelo menos 10% das cadeiras na primeira eleição após a PEC ser aprovada, 12% na segunda e 16% na terceira.

Hoje, a bancada feminina na Câmara gira em torno dos 10%, são 55 deputadas para 513 vagas.

Para valer para as eleições de 2018, a proposta tem de ser aprovada na Câmara esta semana. Por se tratar de uma PEC, o texto precisa ter o apoio dos 308 deputados.

Fundo
Os deputados ainda não chegaram a um acordo sobre quais projetos da reforma política votar nesta terça. Além da PEC das cotas para mulheres, há dois projetos para serem votados.

A ideia dos deputados é começar votando o projeto já aprovado pelos senadores que cria o fundo, para, em seguida, analisar o texto com outras propostas relatado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP).

Pelo texto do Senado, o fundo será de R$ 1,7 bilhão, e será formado por 30% das emendas impositivas apresentadas pelas bancadas de deputados e senadores e pela compensação fiscal paga às emissoras de rádio e de TV pela propaganda partidária, que será extinta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?