metropoles.com

Mitos eleitorais: as urnas eletrônicas podem ser fiscalizadas

Seis meses antes das eleições, a Justiça libera programas que serão utilizados para que o MPF, OAB e partidos possam fiscalizar votos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Urna eleitoral
1 de 1 Urna eleitoral - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em todo ano de eleição, informações desencontradas e afirmações infundadas confundem o eleitor. São os chamados “mitos eleitorais”. Antes de ir às urnas e escolher o presidente, os governadores e o senadores de cada estado, além dos deputados federais e estaduais, os eleitores podem contar com mais uma série de checagens da Lupa. Desta vez, a agência publica textos e vídeos que combatem a desinformação em torno do processo eleitoral. No terceiro capítulo, a pergunta é sobre as urnas eletrônicas: é verdade que elas não podem ser fiscalizadas? Confira o resultado da checagem:

“Não é possível fiscalizar a urna.”

A fiscalização da urnas – também chamada de auditoria – não só pode, como é realizada pela sociedade. Seis meses antes das eleições, a Justiça Federal libera os programas que serão utilizados para que o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes dos partidos políticos possam fiscalizar.

A votação paralela também serve como um meio de fiscalização. Urnas aleatórias são retiradas de cada seção de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e submetidas a esse processo. Os votos são registrados tanto no meio eletrônico quanto no papel. Ao final do dia, os dois registros de votação são comparados.

Importante lembrar que todos os votos são assinados digitalmente e criptografados. O boletim da urna é um meio de segurança extra. Ele é impresso por cada seção depois do final da votação e pode ser acessado por cada eleitor utilizando um leitor de QR Code.

Assista ao vídeo produzido pelo Por Quê? em parceria com a Lupa e compartilhe esse material nas suas redes sociais:

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?