Categorias: Política

“Cada hora é decisiva para aprovar a Previdência”, diz Rodrigo Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), disse que vai trabalhar para dar início à votação do texto-base da reforma da Previdência ainda nesta terça-feira (09/07/2019). Segundo o parlamentar, a sessão desta tarde começará com debate e a expectativa é de que, no início da noite, comece o processo de votação.

Para isso, Maia explicou que é preciso garantir o quórum de, ao menos, 490 parlamentares dos 513 na Casa “para não perder a votação”. “Ontem [segunda-feira], até as 22h, tínhamos 400 deputados. Mas precisávamos chegar a 490”, acrescentou.

O parlamentar comentou ainda que, até o momento, não há um acordo fechado quanto à apresentação de destaques, mas somente uma sugestão de um partido da maioria que deve ser levada ao plenário. O restante seria da oposição.

Para evitar uma sessão só de obstrução, Maia quer fazer um acordo com a oposição para ter a tarde inteira de debates. “É melhor todo mundo do que ter uma sessão de obstrução. Você troca obstrução por debate. E cada um defende seu ponto de vista”, pontuou.

“Agora, cada hora é decisiva. Até as 15h, vou ter que saber quantos deputados estão em Brasília. Isso é decisivo. Aparece um problema, resolve. Aparece outro, resolve o outro. Então, a cada momento, a gente tem de ir cuidando com muita atenção para não desorganizar a votação”, frisou Maia. “Uma votação com a necessidade de ter 308 votos significa que a gente tem de ter 350, 360 de expectativa de voto”, prosseguiu.

Apesar de o líder do PSL na Câmara, delegado Waldir (GO), afirmar que a votação pode se estender até a tarde de sábado (13/07/2019), Maia acredita que seja concluída até sexta-feira (12/07/2019).

“O segundo turno é mais rápido do que o primeiro porque só pode ter destaque supressivo. Se conseguir um número de parlamentar para começar a votar nesta madrugada e seguir com destaques amanhã [quarta-feira], passa a ter quinta e sexta para o segundo turno”, explicou.

Pela manhã, o democrata chegou à Câmara dos Deputados para se reunir com líderes partidários. A ideia é concluir os acordos para viabilizar a aprovação da reforma da Previdência no plenário da Casa.

Com o objetivo de finalizar a tramitação da PEC ainda nesta semana, Maia quer evitar a apresentação de destaques de partidos do Centrão, para deixar que os deputados analisem apenas as sugestões da oposição.

Na noite dessa segunda-feira (08/07/2019), o delegado Waldir disparou uma mensagem aos deputados do partido para que trocassem as passagens de retorno aos estados, caso a votação da reforma se estenda até a tarde de sábado (13/07/2019).

A corrida contra o tempo se dá devido à expectativa de Maia de concluir os trabalhos da Casa até 18 de julho, data de início do recesso parlamentar. Congressistas a favor da reforma afirmam que o governo já tem votos suficientes para aprovar o texto — ao contrário do que diz a oposição. Desfavorável à proposta, o grupo alega que o Executivo não tem mais de 260 votos e, até o início da tarde desta terça, tentaria articular com os dissidentes.

Para a PEC ser encaminhada ao Senado, o texto tem de ser aprovado em dois turnos, com ao menos 308 votos dos 513 congressistas. Depois disso, a matéria segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, prontamente, para apreciação em dois turnos pelos senadores. São necessários 49 votos dos 81 parlamentares.

Gabriela Vinhal

Formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em 2013. Trabalhou no Jornal de Brasília e no Correio Braziliense, onde publicou reportagens sobre direitos humanos, nas editorias de Esporte, Política e Brasil para o impresso. Cobriu as eleições de 2018 e a posse presidencial. Repórter do Metrópoles desde maio de 2019.

Últimas notícias

Bad Boys Para Sempre divulga fotos do novo filme

O longa traz Will Smith e Martin Lawrence novamente nos papeis principais

4 minutos passados

A Fazenda 11: “Thayse é a mais falsa do jogo”, diz Rodrigo

Sabrina, também eliminada do programa, deu sua opinião: "Me desapontei bastante com o Viny"

9 minutos passados

“Pirotecnia”, diz Lula sobre operação da Lava Jato contra filho

Investigação apura pagamentos da Oi para empresas ligadas a Lulinha e sócios que somaram R$ 132 milhões

10 minutos passados

Fisiculturista quer se casar com uma robô sexual: “Me acostumei”

O atleta chegou a pagar por um cirurgia plástica real na tentativa de melhorar a aparência da boneca

10 minutos passados

Ibaneis envia à CLDF projeto para reduzir alíquotas do IPVA 2020

Pela proposta, alíquota dos automóveis vai cair de 3,5% para 3%. Já as motocicletas terão índice reduzido de 2,5% para…

11 minutos passados

RB Salzburg x Liverpool: onde assistir, horário e escalações

Este será o penúltimo jogo do time de Klopp antes de embarcar para o Catar, para a disputa do Mundial…

15 minutos passados