metropoles.com

Maia e Alcolumbre negociaram novos ministérios para MDB e PP

Nas pastas a serem criadas pela reforma administrativa, um ministro deve ser indicado pelo Senado e outro pelo presidente da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Maia e Alcolumbre
1 de 1 Maia e Alcolumbre - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A ideia de desmembrar o Ministério do Desenvolvimento Regional em duas pastas, Integração Nacional e Cidades, teria partido de uma negociação entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e o ministro da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni. As informações são de O Globo.

Dessa forma, deverá ocorrer o desmembramento do Ministério do Desenvolvimento Regional em duas pastas que haviam sido extintas pela Medida Provisória (MP) 870, que estabeleceu a nova estrutura do governo. Com isso, devem ser recriadas as pastas da Integração Nacional e das Cidades.

De acordo com a reportagem, publicada nesta terça-feira (07/05/2019), o principal cotado para assumir a pasta das Cidades é um aliado de Rodrigo Maia, o ex-ministro Alexandre Baldy, que ocupou o cargo durante o governo Michel Temer. Hoje, ele é secretário de Transportes do governo de São Paulo.

O nome de Baldy não é consenso no PP, seu partido, já que é muito ligado a Maia e possui pouco trânsito com diferentes caciques da legenda.

Arthur Lira (AL), líder do PP na Câmara, nega que tenha feito parte de qualquer acordo e ameaçou obstruir a votação do relatório da Medida Provisória que criou os ministérios para impor a retirada do Coaf do Ministério da Justiça, principal demanda dos partidos do centrão, segundo revelou O Globo. Apesar de Baldy ser do PP, não é uma indicação da liderança.

Pleito antigo
Já Davi Alcolumbre e Bezerra Coelho teriam intercedido em conjunto pelo MDB, que deve indicar o ministro da Integração Nacional.

Segundo interlocutores próximos, o presidente do Senado pleiteava há tempos a recriação do Ministério das Cidades e, consequentemente, o desmembramento da pasta de Desenvolvimento Regional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?