metropoles.com

Maia: Câmara deve aprovar derrubada do decreto de armas de Bolsonaro

Após a votação, os pontos do texto do presidente que são constitucionais deverão ser definidos por meio de lei

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Rodrigo Maia na Câmara
1 de 1 Rodrigo Maia na Câmara - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Câmara deverá votar nesta semana o projeto de decreto legislativo que barra os decretos de posse e porte de armas editados pelo chefe do Executivo nacional, Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com o democrata, os parlamentares devem seguir a mesma decisão do Senado e aprovar a derrubada.

O presidente da Câmara pontua que, com a retirada de todo o decreto, os pontos constitucionais do texto de Bolsonaro precisarão ser definidos por meio de lei. “E o Senado deve ter essa iniciativa ainda nesta semana”, frisou Maia. O político fluminense pontuou salientou que a discussão sobre o tema está sendo feita em conjunto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Os pontos que devem ser tratados pelo Congresso são: o dos colecionadores, atiradores desportivos e caçadores, e o da posse rural. Este segundo quesito, de acordo com Maia, deve manter a posse de arma para toda a propriedade rural, não apenas a sede.

“Acho que esses dois temas têm consenso para votar. Assim a gente atende o que é constitucional e que fique claro que o que não for constitucional não é nem correto que o Congresso aceite. Então devemos caminhar com isso, sob a liderança do presidente do Senado, para aprovar por lei o que é constitucional e derrubar o que estava ferindo as normas legais brasileiras”, enfatizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?