metropoles.com

Maia analisará parecer da área técnica sobre aposentadoria de Dirceu

O presidente da Câmara disse que não vai decidir politicamente sobre o tema “minha decisão vai ser estritamente com base no documento”

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
WhatsApp-Image-2017-05-04-at-21.50.53-840×521
1 de 1 WhatsApp-Image-2017-05-04-at-21.50.53-840×521 - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

Como informou nesta sexta-feira (10/11) a Coluna do Estadão, a área técnica da Câmara está convencida de que o ex-deputado José Dirceu (PT-SP) tem direito a receber aposentadoria como ex-deputado. Condenado a 30 anos de prisão pela Lava Jato, o petista foi cassado em 2005 por se envolver no mensalão. A decisão final sobre se ele terá direito de se aposentar, mesmo tendo sido cassado, caberá ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Maia disse nesta sexta que vai analisar o parecer da área técnica e que não vai decidir politicamente sobre o tema “em hipótese alguma”. “Se ele (Dirceu) tiver direito, ele tem direito. Minha decisão vai ser estritamente com base no documento apresentado pela assessoria técnica”, reforçou.

Ficha Limpa
Questionado sobre o requerimento que pede urgência para apreciação do projeto que impede a aplicação da retroatividade da Ficha Limpa, como determinou o Supremo Tribunal Federal (STF), Maia destacou que a proposta não está alterando a Lei da Ficha Limpa e que pretende discutir em duas semanas com líderes a possibilidade de inclusão do tema em pauta. “Se ele (projeto) vai avançar ou não, vamos discutir depois com os líderes”, respondeu.

Aborto
Maia também foi questionado sobre a PEC que ameaça o aborto legal no País. O deputado enfatizou que não vai levar a proposta ao plenário enquanto não ficar clara sua abrangência na legislação. Ele ponderou que é preciso aguardar qual texto sairá da comissão especial (que ainda tem destaques à proposição para analisar) e avaliar com juristas o teor final da PEC. “Não vamos entrar nesse tema sem ter muita clareza”, reafirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?