metropoles.com

Lewandowski proíbe PF de escolher jornalistas para entrevista de Lula

Ministro do STF atendeu ao pedido da defesa do ex-presidente e determinou que entrevista será exclusiva da Folha e do El País

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Após uma guerra jurídica, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), impediu, nesta quinta-feira (25/04/2019), que a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) permita a presença de outros jornalistas na entrevista que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá conceder aos jornais Folha de S.Paulo e El País nesta sexta (26/04/2019).

O ministro atendeu a um pedido elaborado pela defesa do ex-presidente. “Esclareço que a decisão da Corte restringe-se exclusivamente aos profissionais da imprensa supramencionados, vedada a participação de quaisquer outras pessoas, salvo as equipes técnicas destes, sempre mediante a anuência do custodiado”, despachou o ministro.

Lula estava impedido de conceder entrevista por uma decisão do ministro Luiz Fux, de setembro do ano passado, que revogava a autorização dada anteriormente pelo ministro Ricardo Lewandowski. Na última quinta-feira (18/04/2019), o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, liberou o ex-presidente para dar entrevistas aos dois veículos de imprensa que pediram autorização à Justiça para falar com ele na prisão.

Nesta quinta, a Superintendência da PF divulgou nota informando que decidiu autorizar a entrada de jornalistas de outros veículos para acompanhar a entrevista que o ex-presidente concordou em conceder, com exclusividade, à Folha e ao El País. Após a manifestação, a defesa de Lula decidiu recorrer ao STF e conseguiu a autorização do ministro Lewandowski.

O magistrado esclareceu, no entanto, que o STF autorizou os encontros apenas com os dois jornalistas, Mônica Bergamo (Folha) e Florestan Fernandes (El País).

Em nota divulgada após a decisão de Lewandowski, a PF informou durante a tarde que não será permitida a presença de outros jornalistas na entrevista.

 

Veja a íntegra das decisões:

Decisão de Lewandowski permite entrevista à Folha by Metropoles on Scribd

Decisão de Lewandowski permite entrevista ao El País by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia