metropoles.com

Lei da Ditadura: MJ diz que errou em pedido para investigar Lula

A pasta confirmou que não houve solicitação do ministro Sergio Moro para enquadrar o ex-presidente na Lei de Segurança Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

O Ministério da Justiça confirmou que houve um erro interno da pasta ao informar, de forma equivocada, aos jornalistas, o enquadramento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Lei de Segurança Nacional, que é um resquício da ditadura militar.

Em comunicado publicado nesta segunda-feira (24/02/2020), a pasta confirmou a informação prestada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, à coluna Painel, da Folha de S.Paulo, dizendo que não pediu o enquadramento de Lula na lei usada no período da ditadura para prender opositores do regime militar.

O ministro disse que houve uma confusão e que o pedido de inquérito não faz referência à Lei de Segurança Nacional, reconhecendo o erro da pasta.

“O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, não pediu o enquadramento do ex-presidente Lula na Lei de Segurança Nacional, como mostra o ofício abaixo, encaminhado à Polícia Federal no dia 22/11/2019″.

“A informação sobre a LSN foi repassada de forma equivocada aos jornalistas devido a um erro interno do Ministério da Justiça e Segurança Pública, pelo qual pedimos desculpas. Portanto, a informação divulgada pelo Painel está correta”, diz a nota enviada aos jornalistas.

Na semana passada,  por determinação de Moro, a Polícia Federal abriu um inquérito para apurar declarações de cunho político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, logo após sair da cadeia.

O petista foi interrogado em uma sala da PF no Aeroporto de Brasília, a respeito de discursos que fez ao deixar a prisão, em novembro de 2019, vinculando o governo Jair Bolsonaro e aliados à atuação de milícias.

O depoimento foi revelado pelos deputados Gleisi Hoffmann (PR) e Paulo Pimenta (RS), que acompanhavam Lula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?