metropoles.com

Lacerda registra candidatura ao governo de MG. PSB pedirá impugnação

Ex-prefeito de Belo Horizonte contraria decisão do partido que aprovou apoio à reeleição do governador Fernando Pimentel (PT)

atualizado

Compartilhar notícia

Gualter Naves/Agência Estado
Entrevista com Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte. Fotos dos comites dos candidatos ao governo de Minas, Antonio  Anastasia e Helio Costa
1 de 1 Entrevista com Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte. Fotos dos comites dos candidatos ao governo de Minas, Antonio Anastasia e Helio Costa - Foto: Gualter Naves/Agência Estado

O ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda registrou sua candidatura ao governo de Minas Gerais. O registro contraria a decisão da direção nacional do PSB, que, em convenção, aprovou o apoio à reeleição do governador Fernando Pimentel (PT). O PSB-MG já prepara um pedido de impugnação da candidatura.

“Neste momento confio na Justiça e em sua celeridade para que possamos confirmar definitivamente a aprovação do registro”, afirmou Lacerda em nota. Ele registrou a coligação Minas Tem Jeito, composta por MDB, PV, PRB, Podemos, PDT, PROS, além do PSB. A chapa é composta pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes (MDB), como postulante a vice-governador, e o deputado federal Jaime Martins (PROS), para Senador. O ex-presidente do Atlético-MG Daniel Nepomuceno (PV) foi registrado como primeiro suplente na coligação.

O presidente interino do PSB-MG, Renê Vilela, disse que o diretório estadual já está preparando um pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito. “Não existe candidatura avulsa no Brasil. Ele (Marcio Lacerda) está se valendo de um instrumento precário”, disse.

Véspera
Na véspera, a direção estadual do PSB havia registrado a chapa com os candidatos a deputado federal e estadual, sem menção à candidatura de Lacerda. Neste registro, o PSB está coligado com PT, PCdoB, DC e PR.

Segundo Vilela (PSB), foi reservada uma vaga na coligação para que Lacerda dispute o Senado. “Nossa prioridade é a melhor coligação para eleger nossos deputados federais.”

Lacerda e a direção nacional do PSB entraram em rota de colisão desde o início do mês, quando o partido fez um acordo com o PT, que resultou na desistência também da candidatura de Marília Arraes (PT) ao governo de Pernambuco. A direção nacional decidiu pela dissolução do diretório mineiro, que resistia à desistência da candidatura de Lacerda.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse acreditar que Lacerda será derrotado. “Esse assunto não se resolve na Justiça, é um assunto político, que ele decidiu, erroneamente, judicializar”.

Diante da imbróglio no PSB, Fernando Pimentel deixou para a última hora e só registrou sua candidatura à reeleição ontem. No registro, o governador incluiu o PSB em sua coligação, formada também por PCdoB, PR e DC.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?