metropoles.com

Justiça do DF condena Renan Calheiros à perda do mandato

O senador também teve seus direitos políticos suspensos, no entanto, cabe recurso à decisão e ele pode permanecer no cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Cruz/Agência Brasil
renannnn
1 de 1 renannnn - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi condenado à perda do mandato e teve a suspensão dos direitos políticos decretada pelo juiz Waldemar Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília. A decisão é de primeira instância e o parlamentar pode recorrer, ainda em exercício do cargo.

Calheiros é acusado de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e recebimento de vantagem  indevida, no pagamento de pensão alimentícia para a jornalista Mônica Veloso, com quem teve uma filha. De acordo com a acusação, o senador usava verbas públicas para simular contratações falsas e o dinheiro seria reembolsado indevidamente.

Segundo a acusação, o senador recebeu propina pela construtora Mendes Júnior para apresentar emendas que beneficiariam a empreiteira. Em troca, o peemedebista teria as despesas pessoais da jornalista e da filha pagas pela empresa.

Quando o caso eclodiu, em 2007, Renan Calheiros renunciou à presidência do Senado. Em nota, a defesa dele afirmou: “O Supremo Tribunal Federal quando analisou a questão no âmbito penal, sequer recebeu a denúncia por ausência de prova”. Mesmo assim, irá recorrer, pois acredita que Tribunal Regional Federal restabeleça o mesmo critério do STF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações