Categorias: Política

Joice acusa Carlos Bolsonaro de ter idealizado “Abin paralela”

Após acusar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de liderar um esquema de divulgação de boatos e ataques virtuais, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso, mirou em outro filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido): ela acusou o vereador pelo Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro de tentar criar uma “Abin paralela” para grampear e produzir dossiês contra inimigos políticos do pai.

A parlamentar, que está rompida com Bolsonaro, fala na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News na tarde desta quarta-feira (04/12/2019).

A Abin “oficial” é a Agência Brasileira de Inteligência. Segundo Joice, o ex-ministro Gustavo Bebianno é uma das fontes da informação de que o filho do presidente tentou montar uma estrutura paralela. “Para grampear telefones e montar dossiês, investigar. Foi um dos motivos do Bebianno ter tido problemas e saído do governo”, disse Joice.

Joice disse, mais cedo, que Carlos já teve papel mais ativo no esquema de ataques virtuais a inimigos dos pais, mas estaria afastado atualmente. O vereador apagou na madrugada do dia 11 de novembro todos os seus perfis em redes sociais.

A deputada disse que o esquema de ataques virtuais é coordenado por Eduardo Bolsonaro e tem como promotores assessores contratados por deputados e até pela presidência da República.

Veja imagens do arquivo de PowerPoint mostrado por Joice na sessão da CPMI das Fake News.

A parlamentar esteve muito próxima do núcleo do poder Executivo até outubro, quando ficou do lado bivarista na crise do PSL e foi retirada, pelo presidente, da liderança do governo no Congresso.

Assista ao vivo a sessão da CPMI das Fake News:

Raphael Veleda

Formado em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) em 2006. Trabalhou como repórter de Cidades no Jornal de Brasília e no Correio Braziliense. Na Folha de S.Paulo, trabalhou no controle de erros, produzindo o "Erramos", foi redator da Ilustrada e correspondente em Minas Gerais. Cobriu ciência na Veja.com. Participou do lançamento do jornal Metro em Brasília, onde trabalhou por seis anos e foi repórter de Cidades, Política, Economia e subeditor. Estuda Antropologia na Universidade de Brasília (UnB).

Últimas notícias

Conheça Sansão, o pitbull sorridente que está conquistando a web

O cãozinho tem um canal no Youtube, onde sua tutora desmistifica as ideias erradas sobre a raça e conta os…

40 minutos passados

Superstar da Adidas faz 50 anos. Confira 50 looks inspiração

Para celebrar a data, a coluna elencou principais combinações com o tênis versátil que transita com facilidade em qualquer ocasião

38 minutos passados

Funn Summer: Beach Club é o novo point no verão dos brasilienses

O Metrópoles foi conferir pessoalmente o que rola na balada que tem feito o maior sucesso

38 minutos passados

O Filme do Bruno Aleixo: sensação da internet estreia nos cinemas

O longa mostra o processo de criação de outro filme, cujo protagonista está fazendo com seus amigos

38 minutos passados

É preciso reformar o sistema penitenciário e as polícias

Prisões são a principal base de recrutamento de organizações criminosas. Corporações policiais necessitam de nova doutrina

38 minutos passados