metropoles.com

Governo oferece mais recursos a municípios por apoio à Previdência

Na costura política pela aprovação da reforma, pacto federativo vira moeda de barganha do Planalto para angariar apoio no Centrão

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Guedes Alcolumbre
1 de 1 Guedes Alcolumbre - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Na articulação pelo apoio à reforma da Previdência, o ministro da Economia, Paulo Guedes, ofereceu mais recursos no pacto federativo a estados e municípios. Essa foi a fórmula encontrada pelo governo federal para conquistar o apoio das bancadas estaduais na Câmara e no Senado — onde a matéria começará a ser discutida na próxima semana.

Nesta quarta-feira (17/04/19), após pressão de deputados do Centrão, o deputado governista e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Felipe Francischini (PSL-PR), adiou a votação do texto da mudança nas aposentadorias para a semana que vem. Segundo informaram deputados do grupo de partidos do bloco disseram que, como está, a reforma não passa.

Na sequência, Guedes almoçou na residencia oficial do Senado, no Lago Sul, onde estiveram 10 senadores (veja relação no fim da reportagem). “Tem uma reforma emergencial que é a da Previdência, mas temos que continuar deflagrando as reformas. O pacto federativo é chave para o controle sobre os orçamentos públicos e chega aos municípios e estados que é onde o povo vive”, explicou Guedes, na saída.

Ele detalhou a forma como o governo tem costurado o apoio ás mudanças na aposentadoria. “Estamos dizendo: a curto prazo vamos repartir alguns recursos condicionais para vocês fazerem as reformas. Eu só posso fazer esses movimentos se eu tiver garantias que a reforma será aprovada. Essa engenharia política que está em andamento”, destacou.

Além do pacto federativo, Guedes adiantou que o governo estuda disponibilizar R$ 6 bilhões do dinheiro que deve ser angariado com o leilão de petróleo da cessão onerosa, previsto para o fim do ano. O recurso funcionaria como um “alento” aos cofres dos estados e municípios.

Guedes, aparentemente, animou os senadores. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ressaltou que o pacto federativo deve estar na pauta do governo. “Precisamos de uma melhor divisão do bolo orçamentário. Precisamos fazer com que os recursos públicos cheguem na ponta”, destacou, ao adiantar que a casa irá discutir o tema na próxima semana.

Derrotas na CCJ
Guedes comentou adiamento da votação da reforma naComissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Para ele, a inexperiência de alguns deputados falou mais alto. “Tem esses pequenos desajustes que vem até de uma relativa inexperiência. Tem um grupo chegando e outro grupo que já estava estabelecido e conhece mais as práticas regimentais”, disse.

Mesmo com as sucessivas derrotas, o ministro se mostrou otimista com a aprovação do texto na próxima terça-feira (23/04/19). “A coisa do ponto de visto político já estava equacionada, houve um pequeno resvalo na condução dos trabalhos e a coisa foi para terça, mas com a expectativa de ser aprovada”, ressaltou.

Nesta terça, a reunião destinada à votação do parecer do texto da reforma da Previdência, elaborado pelo relator, delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), favorável às mudanças, foi adiada para a próxima semana. Ficou acordado, entre o governo e os partidos do Centrão, que alguns pontos do texto serão alterados. Caso contrário, parlamentares do grupo ameaçam deixar a articulação do projeto.

Veja quem participou do almoço nesta terça-feira:

Ministros

  • Onyx Lorenzoni (Casa Civil)
    Paulo Gudes (Economia)

Senadores

  • Fernando Bezerra (MDB-PE) — líder do governo
    Flavio Bolsonaro (PSL-RJ)
    Elmano Ferrer (Podemos-PI)
    Márcio Bittar (MDB-AC)
    Izalci Lucas (PSDB-DF)
    Eduardo Gomes (MDB-TO)
    Chico Rodrigues (DEM-RR)
    Sergio Petecão (PSD-AC)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?