metropoles.com

Governo cede e apoia alívio em regras para aposentadoria de mulheres

Bancada feminina exigiu mudanças, ameaçou boicotar a reforma da Previdência e conseguiu melhora em itens como tempo mínimo de contribuição

atualizado

Compartilhar notícia

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
samuel-moreira5
1 de 1 samuel-moreira5 - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Após pressão da bancada feminina, o governo resolveu ceder e abrandar as regras de aposentadoria das mulheres na reforma da Previdência. A previsão é de que seja apresentada uma emenda aglutinativa com as alterações nas normas presentes no parecer da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019.

Segundo o relator do projeto, Samuel Moreira (PSDB-SP), a sugestão ao texto, que deve ser apresentada por algum partido da maioria, prevê que as mulheres tenham direito a 60% do valor do benefício a partir dos 15 anos de contribuição. Depois disso, elas poderiam receber 2% a cada ano a mais na ativa.

No relatório de Moreira, aprovado na comissão especial na semana passada, o tempo de contribuição foi reduzido de 20 para 15 anos. A medida já garantiria a porcentagem da aposentadoria, contudo, só receberiam 2% extras a cada 20 anos de contribuição.

O acordo faz parte de uma força-tarefa do governo para conseguir os 308 votos necessários, do total de 513 parlamentares, para aprovar o texto em dois turnos no plenário. Parlamentares governistas, entretanto, já contam que têm aproximadamente 340 votos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?