metropoles.com

Francischini quer anunciar relator da Previdência nesta semana

O presidente da CCJ da Câmara pretende se reunir com Guedes, Marinho e Onyx para bater o martelo sobre o nome

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Felipe Francischini
1 de 1 Felipe Francischini - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), disse que pretende indicar o relator da proposta de reforma da Previdência ainda esta semana. Ele não aceitou a pressão da oposição para que o relator só fosse conhecido após a possível ida do ministro da Economia, Paulo Guedes, ao colegiado, para explicar pontos da reforma da Previdência.

Segundo Francischini, a decisão dele de anunciar o relator, também não atende à condição imposta pelo ministro, que se recusou a comparecer na reunião da CCJ, destinada a ouvi-lo, alegando ainda não haver relator. “Não considero que isso seja uma justificativa”, disse Francischini.

“A questão da relatoria cabe a mim. Eu estou tendo responsabilidade neste caso. Alguns atores neste processo não estão dando a devida importância e não estão tendo a devida responsabilidade com o país, mas eu tenho. Eu acredito e quero que seja nesta semana”, enfatizou.

Francischini disse que não terá a mesma paciência caso o ministro se recuse novamente a comparecer na próxima semana. Ele disse ainda que buscará se reunir com o ministro e com o secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, nas próximas horas para afinar com eles um nome.

Após a desistência de Guedes em comparecer à CCJ nesta terça-feira (26/3), Francischini conseguiu construir na comissão um novo acordo. “O governo garantiu que o ministro Paulo Guedes virá a esta Casa, não haverá nenhum adiamento e a nossa audiência pública com os seis juristas da área da Previdência será postergada para a quinta feira da semana que vem.

Caso o ministro não compareça, a comissão pretende convoca-lo. “Vou tentar provocar uma reunião hoje ou amanhã com o Paulo Guedes e com o Rogério Marinho. Além disso vou falar com o ministro Onyx Lorenzoni para que possamos bater o martelo na questão do relator.

 

Compartilhar notícia