metropoles.com

Ex-assessor de Palocci fala por 2 horas e diz que é inocente

Branislav Kontic, o Brani, está preso temporariamente desde a última segunda-feira (26), quando foi capturado pela Operação Omertà, 35ª fase da Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

RODRIGO FÉLIX LEAL/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
OPERAÇÃO OMERTÀ/CHEGADA ANTONIO PALOCCI NO IML DE CURITIBA
1 de 1 OPERAÇÃO OMERTÀ/CHEGADA ANTONIO PALOCCI NO IML DE CURITIBA - Foto: RODRIGO FÉLIX LEAL/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-assessor especial de Antonio Palocci (ministro da Fazenda e Casa Civil durante governos do PT) prestou depoimento por mais de duas horas na manhã desta quinta-feira (29/9). Branislav Kontic, o Brani, está preso temporariamente desde a última segunda-feira (26), quando foi capturado pela Operação Omertà, 35ª fase da Lava Jato.

O advogado que defende Branislav Kontic e Antonio Palocci é o criminalista José Roberto Batochio. “O processo está em segredo de Justiça. Nós não podemos revelar o teor do depoimento (de Branislav). Quero dizer que ele, como já disse anteriormente, é inocente”, declarou Batochio após o depoimento de Brani.

A investigação da Omertà afirma que Palocci, com “importante e constante auxílio” de Branislav Kontic atuou em favor dos interesses do Grupo Odebrecht, entre 2006 e o final de 2013, interferindo em decisões tomadas pelo governo federal. Segundo o Ministério Público Federal, a atuação do ex-ministro se deu inclusive no período em que exerceu relevantes funções públicas, envolvendo constante interlocução e diversos encontros.

A força-tarefa da Lava Jato aponta que e-mails e anotações apreendidos durante a operação indicam que os acertos de pagamentos das contrapartidas eram tratados entre Antônio Palocci em reuniões presenciais.

Os encontros, de acordo com a Procuradoria da República, foram realizados “por diversas vezes” nos endereços residencial e profissional do ex-ministro – agendadas por intermédio de contato telefônico ou por e-mail com seu assessor, Branislav Kontic. Além do auxílio de Kontic, apurou-se que o recebimento dos recursos ilícitos contou também com a atuação de Juscelino Dourado, seu ex-assessor.

Juscelino Dourado prestou depoimento à Omertà na quarta. Antonio Palocci vai depor na tarde desta quinta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?